Matando o tempo

Neste século XXI, apesar de toda a tecnologia que nos cerca, as viagens ainda podem ser programas que nos levam a ficar horas esperando. Aguardar o vôo, a conexão, o trem, os retardatários do grupo, o(s) companheiro(s) de quarto tomarem banho... enfim, sempre tem aquele tempinho sem nada para fazer.

Alguns pegam logo o notebook para lerem as mensagens, baixarem as fotos ou atualizarem blogs. Outros matam o tempo vendo TV, escutando músicas no IPod ou cochilando mesmo. E há aqueles que como eu adoram viajar levando um bom livro (ainda não tenho e-book), de preferência sobre algum assunto ligado ao local visitado.

Então, aqui vão algumas dicas de obras que podem ser boas companhias de viagem!

FRANÇA

Essa indicação foi da super fotógrafa Renata Mello. Para quem gosta de histórias da Segunda Guerra Mundial, os três primeiros livros da coleção Bicicleta Azul (são 10 ao todo) A Bicicleta Azul , Vontade de Viver e Sorrido do Diabo são uma boa pedida. 

Com mais de seis milhões de exemplares vendidos a trilogia conta a história de uma jovem de Bordeaux que vê seu país ser invadido pelos alemães. A descrição da vida dos fraceses durante o perído 1939-1945 é impressionante e vários cenários do país são citados nos livros.


    CHILE


    Quando fui à Ilha da Páscoa levei o clássico dos clássicos no segmento "mistérios do mundo": Eram os Deuses Astronautas?, escrito por Erich Von Daniken. O autor tem outros livros na mesma linha como Viagem a Kiribati, mas Eram os Deuses é imbatível.

    É uma obra para deixar o leitor com a pulga atrás da orelha. Como você acha que os moais, aquelas gigantescas estátuas de pedra, foram transportados de uma ponta a outra da Ilha...




    EGITO

    Viajar para o Egito sempre foi meu sonho, que realizei há alguns anos. Embora Cleópatra e Tutankhamon sejam os nomes mais conhecidos da história do antigo Egito, outros personagens são mais interessantes como o faraó Ramsés e a rainha Hatshepsut. Uma boa dica são os livros do autor Cristian Jacq, como Ramsés - o filho da luz. Este é o primeiro volume da saga de cinco partes sobre a vida do homem, que há milênios, foi o mais poderoso do Egito.


    | | edit post