M&Ms em Konya
19:41
Mais uma da série Museus e Mesquitas da Turquia. A cidade da vez é Konya.
Museus
No museu é possível conhecer um pouco mais sobre os ensinamentos de Rumi, considerado um dos maiores místicos do Islam, ver sua tumba, manuscritos, instrumentos musicais e vestimentas.
O museu era antes um seminário para quem quisesse entrar para a seita. Ela não era vista como religião, mas sim como uma filosofia de vida, a exemplo do Budismo. Mulheres não era aceitas. No entanto, é interessante ver como, hoje, muitas delas rezam diante da tumba de Rumi, como se ele fosse alguém realmente santo.
Museus
Museu Mevlana – uma das principais atrações de Konya, na região da Anatólia. Mevlana, ou Celaleddim Rumi, foi o fundador da seita Mevlevi que ficou mais conhecida pelos ocidentais por causa dos derviches, espécies de monges mulçumanos que utilizavam a dança (rodopios) para entrar em transe através da concentração. Uma espécie de meditação.
Para os Mevlevis era preciso disciplinar a mente para praticar o amor a Deus, e Rami deixou uma extensa obra com mais de 25 mil poemas em que trata dessa filosofia. Segundo alguns estudiosos, a origem dos pensamentos de Rumi está no Afeganistão, de onde ele teria trazido a dança.
O ritual está dividido em cinco partes e não pode ser visto facilmente, pois Atatürk proibiu a prática após a instauração da república turca. Hoje é possível ver um pequeno trecho em alguns shows, como o da Capadócia ou em datas especiais
Uma boa dica é aproveitar a lojinha do museu e comprar alguns Cds com as músicas utilizadas nos rituais. Apesar de não entender uma palavra, é possível apreciar as melodias belíssimas!
Postar um comentário