M & Ms de Ankara

A Turquia foi escolhida como a capital cultural da Europa em 2010. E de fato, você toma um verdadeiro banho de cultura visitando esse país. Dando continuidade à série Museus e Mesquitas das cidades turcas, agora é a vez de Ankara, a capital.

Museus

Museu das Civilizações Anatólicas -  É aquele que você não pode deixar de visitar se vier à Ankara, pois tem o maior acervo de antiguidades hititas do mundo. Este povo habitou a área central da Anatólia (a parte asiática da Turquia, onde está Ankara) há mais de 2.000 AC.

E, por muito tempo, o império hitita rivalizou em importância e poder com o Egito dos faraós. Nos livros indicados neste Blog há inclusive a série sobre Ramsés, em que um dos volumes trata da batalha de Kadesh ocorrida entre hititas e egípcios.

Prepare-se para passar uma manhã por lá se você gosta de história. É possível ver, em ordem cronológica, artefatos da era paleolítica, esculturas romanas, relevos assírios, esculturas hititas entre outros tesouros da humanidade.

O museu está localizado em um antigo bazar do século XV que foi restaurado e conta com um lindo jardim, onde mais peças como grandes potes de barro, colunas e estelas estão expostos.






Mausoléu de Atatürk - Um mausoléu pode ser considerado um museu? Este aqui na minha opinião sim, pois a quantidade de informações que recebi sobre a história da proclamação da república turca foram essenciais para entender melhor esse país. No local você pode visitar os seguintes pontos:

A estrada dos leões é a principal do conjunto arquitetônico. São 24 estátuas do animal, que está presente na mitologia turca como símbolo de poder.

Ao final chega-se à praça de cerimônias com capacidade para 15 mil pessoas, e por onde já passaram dezenas de chefes de estado. Lula, inclusive, já esteve lá.

Da praça, avista-se um monumento imponente, o mausoléu de Mustafa Kemal, o general das forças armadas que organizou os líderes oposicionistas à ocupação da Turquia por franceses, ingleses, gregos entre outros povos.

Ele não só conseguiu implantar a república em 29 de outubro de 1923, após violentas batalhas, como organizou o estado nos aspectos econômicos e sociais, de forma a torná-lo mais próximo do ocidente. Kemal ficou conhecido como Atatürk (pai dos turcos), e é admirado por boa parte da população. É comum encontrar esse nome em aeroportos, estradas e escolas como homenagem à ilustre figura.

No lado oposto da praça, pode-se ver o sarcófago do segundo presidente da Turquia, Ismet Inönü. Porém, este é bem mais simples que o dedicado à Atatürk.

Ainda na praça, pode-se andar um pouco mais e entrar no Museu da Independência. Lá estão reunidos, objetos pessoais e a biblioteca do general Kemal. Há também pinturas que retratam os campos de batalha e uma imensa galeria que explica, através de fotos e peças da época, todas as mudanças promovidas por Atatürk na organização do estado turco, inclusive uma reforma ortográfica.

Interessante verificar que o local é muito divulgado entre os estudantes, e por isso o é visitado por grupos escolares com crianças e adolescentes de todas as idades.

Quando estávamos indo para o Mausoléu, passamos pela frente do edifício que foi o primeiro parlamento após a instauração da república na Turquia!





Marcadores: , | edit post
0 Responses

Postar um comentário