Um pulinho em Cabo de Santo Agostinho

O município de Cabo de Santo Agostinho é passagem obrigatória para mim quando vou trabalhar. Ver diariamente paisagens paradisíacas é um bálsamo e uma forma de relaxar. O turista que vem à Pernambuco muitas vezes fica com a ideia fixa de visitar Porto de Galinhas, e esquece alguns locais próximos a Recife que podem reservar boas surpresas. Que tal um pulinho em Cabo de Santo Agostinho?

Saindo cedo de Recife - umas 8h - eu recomendo pegar a Rota dos Coqueiros, estrada com pedágio (R$ 3,90 dias úteis fev/12), que tem um visual de tirar o fôlego. A Rota dá diretamente na via principal de Enseada dos Corais, uma das praias do município. Eu sugiro seguir direto para Calhetas (foto) e Suape.

Passe a manhã na primeira, curtindo a água quentinha e segura (sem tubarões!). Quem quiser pode aproveitar a tirolesa no local e também almoçar nos barzinhos na pequenina orla. O mais famoso é o Bar do Artur, mas eu considero caro e com porções pouco fartas.

Em Calhetas há muitos ambulantes vendendo de tudo um pouco, mas poucos se destacam com um artesanato de fato diferenciado. Prefira fazer compras em Olinda, ali sim lugar perfeito para comprar bons produtos regionais.

A dica é ficar a manhã toda por lá, depois partir para almoçar no Cabeça, fora da praia, barzinho bem simples do qual já falei em um post anterior, e depois visitar Suape. Esta praia, um pouco mais aberta, deu nome ao local e ao Porto. Construído há décadas, ele abriga dezenas de empresas, e, hoje, é o motor propulsor da economia pernambucana. Ah, e local de trabalho desta blogueira que vos escreve.

Suape também é porta de entrada de um dos resorts localizados no litoral sul de Pernambuco, mas você pode aproveitar a praia sem gastar muito, indo diretamente para lá.

Bem próximo há uma excelente peixaria, na verdade uma portinha, mas com pescado bem fresco e a preços convidativos. Se estiver hospedado em casa de parentes ou em alguma casa de aluguel, vale levar para preparar um belo jantar.

Saia de Suape lá pelas 15h e se você gosta de sítios históricos vá até a Igreja de Nazaré, o ponto mais altos do município. Ao lado ficam as ruínas do Convento Carmelita.

Em seguida, volte para a estrada e dê uma parada no mirante após a praia de Enseada dos Corais.

Não tem erro, pois todos param no local. Lá de cima você vê a praia de Itapuama e Recife bem ao longe. Depois desça pela estrada e pare também na praia de Itapuama. A entrada fica bem próxima ao pedágio. Lá você poderá ver os surfistas pegando as últimas ondas do dia, e aproveitar um belíssimo pôr do sol. Eita vida boa!

Programa furado: Evite ir para a Praia do Paraíso em Cabo de Santo Agostinho (foto). Apesar do nome, o local não é tão bonito quanto Calhetas e Suape (há muitas pedras), e a estrada está em péssimo estado (quase intransitável). Em dias de chuva se você descer é capaz do carro não conseguir subir, se não tiver tração nas quatro rodas.
0 Responses

Postar um comentário