Passeio de barco em Carneiros

A praia de Carneiros, localizada no litoral sul de Pernambuco, já foi tema de post neste humilde blog. Como tudo que é bom a gente repete, eu agora dou outra dica para os leitores: um passeio de barco para ver as belezas naturais desse lugar.

Os passeios partem do Píer de Guadalupe, em Barra de Serinhaém, às margens do Rio Formoso e podem ser feitos de duas maneiras. A primeira é a travessia em catamarãs com capacidade para cerca de 20 pessoas, o ingresso fica por cerca de R$ 25,00 por pessoa. (nov/12).

A segunda, e mais exclusiva, com barqueiros da região que são cadastrados na associação local. Essa foi a minha escolha.

Meu guia e condutor foi o Sr. Nivaldo (81-87084842). Ele e seu irmão possuem barcos com capacidade para quatro pessoas e fazem o mesmo percurso dos catamarãs.

Vale uma negociação, mas por cerca de R$ 100 (o grupo) você e seus amigos terão um passeio maravilhoso.

Após pegar o barco no píer, descemos o rio em direção a uma pequena prainha onde há o famoso banho de argila. Sr. Nivaldo cava um pouco a terra e logo brota a argila.

Aí é só pensar que vc está em um SPA natural, passar pelo corpo e esperar secar. Se quiser pode retirar depois a argila lá mesmo, ou na próxima parada: o banco de areia.

Quase no encontro do rio com o mar, forma-se um banco de areia que fica submerso na maré alta, mas na baixa torna-se um delicioso ponto para banhos.

Por isso, é bom combinar com o barqueiro o horário do passeio para aproveitar melhor a maré. Caso queira, no local há venda de petiscos e bebidas, mas o melhor é aproveitar o banho de rio de um lado do banco e o de mar do outro.

Ô vida chata...:-)

No caminho peça para dar uma parada na Capela de São Benedito. Original do século XVIII era pertence à fazenda cujas terras terminam na praia.

O local pode, inclusive, ser alugado para casamentos e muita gente já trocou alianças por lá.

Após algum tempo aproveitando o sol, siga para as piscinas naturais da Praia de Carneiros. Elas são formadas pelos recifes que ficam bem em frente à praia e são um ótimo programa para todas as idades.

Quem quiser pode alugar snorkel no local, mas não espere ver muitos peixes, pois as areias agitadas deixam a água um pouco mais turva.

Ah, e não se esqueça de levar um chinelo, pois os recifes podem cortar e há ouriços em vários locais.

Quando a maré começa a encher é hora de voltar. Aí você escolhe se retorna para o píer, ou se estiver hospedado em alguma pousada próxima pode ir de barco mesmo até lá. Tudo depende da sua combinação prévia com o barqueiro.
0 Responses

Postar um comentário