Caminhando pela Urca

Quem passa as férias no Rio deve reservar um dia para o bairro da Urca. Um pedacinho de paraíso, lugar bucólico no meio de uma cidade frenética.

Localizado em um cantinho da zona Sul, a Urca é moradia de famosos do meio musical como o rei Roberto Carlos, Maria Gadu e Lenine.

Minha sugestão é chegar cedinho e começar com uma visita à Praia Vermelha, logo na entrada do bairro. Para quem gosta dá para fazer sup (stand up padle), alugando pranchas por lá. Depois, faça a visita ao Pão de Açúcar logo ali do lado. O passeio de bondinho é sensacional e já foi tema de um post aqui no blog.

Ao descer, vá direto para a pista Claudio Coutinho. São cerca de 2km (ida e volta) de muito verde e lindas paisagens. A subida é tranquila e mesmo aqueles que não são esportistas podem passear por lá.

A entrada é bem escondidinha à esquerda da praia. Ao longo do caminho você pode encontrar também exemplares da fauna local, como lindos pássaros e os saguis.

Depois da caminhada, a fome deve apertar e a sugestão é o almoço mais tarde no Bar Urca. Para chegar lá saia da praia e entre na primeira rua à direita.

Siga reto até a mureta que beira a Baía da Guanabara e vá seguindo ela até o final quando a pista acaba no quartel do Exército. O bar fica bem nesse largo.

Aproveite o passeio e ande com calma apreciando o casario antigo, as ruas tranquilas e arborizadas da Urca. A vista da Baía é estonteante, os barcos ancorados e a marola das águas são um belo espetáculo.

Pelo caminho você passa por locais históricos como o prédio do antigo Cassino da Urca, que já abrigou a extinta TV Tupi.

No Bar você tem duas opções: comprar os petiscos no bar e degustar na mureta em frente, ou subir para o segundo andar e comer confortavelmente sentado apreciando a linda vista.

As duas opções são excelentes e a diferença é o estilo do turista: os mais despojados preferem a mureta. Recomendo os pasteis de camarão e siri, a empada de siri, os bolinhos de bacalhau e o camafeu de camarão. Este último delicioso - um bolinho de queijo catupiry com camarão. Hummmm

Ao sair do Bar aproveite para ver o pôr do sol na mureta junto ao mar, apreciar a vista dos bairros de Botafogo, do Flamengo, da Ponte Rio-Niterói e ver os aviões pousando no aeroporto Santos Dumont.

No local parece que os relógios param, o tempo passa mais devagar e a vida fica mais calma.
1 Response
  1. Unknown Says:

    Vou usar essas dicas Alek..já entrei no site que vc recomendou pra passeio em Paraty. Valeu!


Postar um comentário