Curtindo o interior

O interior de Pernambuco pode trazer belas surpresas aos turistas. Arcoverde e seu famoso São João já foram alvos deste Blog. Agora é a vez de Garanhuns, cidade do agreste Pernambucano, distante 230km de Recife.

Em um final de semana você conhece os principais pontos e aproveita bem a cidade, mas o ideal seriam três dias para visitar os pontos turísticos com calma.

O calendário cultural de Garanhuns é muito bom, com o Garanhuns Jazz Festival em fevereiro, o Festival de Inverno em julho, o Festival Gastronômico em outubro e o Natal dos Sonhos em dezembro.

Eu visitei a cidade justamente quando ela estava preparada para o Natal, e fiquei impressionada com a decoração. As praças (e são muitas) fazem a alegria de crianças e adultos com uma iluminação especial e cenários encantadores.

São renas, Papai Noel, duendes, presentes, desfile de carros alegóricos com as tradicionais fanfarras e um clima fresquinho, até frio, considerando as temperaturas mais quentes do litoral.

Para chegar lá de carro pegue a BR-232 que está duplicada e bem sinalizada. Após Caruaru, fique de olho nas placas, pois você pegará um desvio para a BR-423 na altura de São Caetano.

A estrada passa a ser mão dupla, mas é excelente e permite ultrapassagens seguras devido aos longos trechos de retas.

Você vai passar por cidades como Cachoeirinha, Lajedo, Jupi, Jucati antes de chegar ao destino final. A sinalização é boa não há como se perder.

São cerca de 3h de viagem, partindo de Recife. E você pode parar em Cachoeirinha para comprar os deliciosos queijos (coalho e manteiga) e embutidos (linguiças matutas, de charque, de porco apimentadas) produzidos na região. Leve isopor e faça as compras na volta!

Em Garanhuns eu me hospedei no Hotel D´Nyl com quartos simples (diária por R$130 dez/15), mas corretos e um café da manhã muito bom. Há outras opções como o Sesc, mas em alta temporada é preciso reservar com muita antecedência.


Durante o dia, visite os principais pontos turísticos:

O Relógio das Flores, construído em 1981 na Praça Tavares Correia, é o único do Norte e Nordeste e funciona mesmo! O Cristo do Magano, que tem esse nome por estar no monte Magano a 1030 metros de altitude. É o Cristo mais alto do Brasil em relação ao nível do mar.

A Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, mais conhecida como Igreja do cuscuz devido ao seu formato. O Parque Ruber van der Linden, conhecido como Pau Pombo, com muitas flores, fontes e pássaros.

Há ainda o Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti; o Castelo de João Capão (construído por um morador da cidade); a Igreja do Timbó que é a mais antiga de Garanhuns; a Catedral de Santo Antônio; o Mosteiro de São Bento; o Parque Euclides Dourado que é repleto de eucaliptos; o alto do Columinho com uma pequena via sacra; e o Santuário da Mãe Rainha.

Uma parada obrigatória é a loja das Sete Colinas, o famoso chocolate de Gramado, e que faz a felicidade dos chocólatras como eu. Prove o bolo de caneca com sorvete que é de chorar de tão gostoso.

Para almoço a dica é o restaurante Zanzibar que possui excelente buffet de saladas e carnes. O atendimento é um pouco confuso, mas a comida vale a pena. Para jantar, que tal aproveitar o frio e comer um fondue?

O Chez Pascal é muito recomendado, mas eu acabei experimentando o Varanda, que tem uma variedade enorme de pratos e passou a servir o fondue depois que um dos empregados do Chez passou a trabalhar lá.

Peça o de queijo que vem com as batatas e o pão como acompanhamento. Uma delícia!

Outra dica é visitar o atelier do Sr. Nelson. Ele restaura móveis antigos e os coloca em exposição para venda. São cristaleiras, mesas de centro, portas, chapeleiras que levam você para uma viagem no tempo.

Há também os quadros do irmão dele que têm um toque surrealista, e podem ser boas opções para decoração de uma casa ou apartamento.

O atelier fica pertinho do Sete Colinas, basta perguntar na loja que eles indicam como chegar!
0 Responses

Postar um comentário