Um dia nas lagoas da Barra da Tijuca



O Rio de Janeiro é uma cidade cheia de opções de passeios para contemplar a natureza. 

Entre eles está o complexo lagunar da Barra da Tijuca que reúne as lagoas da Tijuca, Jacarépaguá, Camorim e Marapendi. Elas se comunicam entre si e têm uma ligação com o oceano Atlântico pelo canal da Joatinga.

Dez ilhas fazem parte dessa paisagem, e abrigam mais de 3 mil moradores. O mangue é local de abrigo para a reprodução de jacaré-de-papo-amarelo que podem ser vistos aos montes nos passeios de barco pelas lagoas.

Fui dia desses conhecer a Ilha da Gigóia, a maior delas, para ver se o passeio vale a pena. Para chegar à Barra da Tijuca eu recomendo o metrô, já que a última estação (Jardim Oceânico) fica bem pertinho do local onde saem barcos para as ilhas.

No metrô siga para a saída “Lagoa”, e vá para a esquerda passando pelo edifício da Unimed. O ponto dos barcos é bem atrás desse local. 

Os barqueiros ficam querendo lhe oferecer os passeios completos, que custam R$ 25 por pessoa. No entanto, cuidado porque a maioria não possui formação em guia de turismo, o que prejudica o turista que deseja obter mais informações sobre as lagoas, a fauna e flora.

Há a opção de apenas realizar a travessia para a Gigóia por R$ 5,00 e lá passear pelas ruas pequenas e estreitas. Existem muitos bares e restaurantes na ilha para todos os bolsos e gostos. 

Eu fui no Caiçara (Rua São Sebastião de Aquino), que fica em um dos extremos e de frente para o canal, o que garante um visual muito agradável.

O pastel de camarão de lá é uma ótima pedida (R$ 8,50), e o petisco de camarão, polvo e lula salteados no alho (R$94) serve bem duas pessoas.

Eu não recomendo esportes náuticos nos canais, devido à poluição, principalmente em dias posteriores às chuvas de verão.

Para quem quiser passar a noite por lá e desfrutar um pouco mais das ilhas, há muitas opções de pousadas e hostels no local. Mas dois dias são suficientes para conhecer tudo.

Eu gostei do passeio, mas particularmente acho a Ilha de Paquetá mais bucólica. Além disso, a travessia pela Baía de Guanabara para chegar até lá tem um visual de tirar o fôlego. Mas essa dica fica para os próximos posts!
0 Responses

Postar um comentário