Albufeira, sua linda!


Albufeira, cidade do litoral sul de Portugal, é um caso de amor. A primeira vez que visitei o local foi há pelo menos 20 anos. Nesse período ela cresceu, e de uma vila de pescadores se tornou um dos principais destinos do Algarve.

Hoje o turista encontra por lá imóveis de veraneio para alugar, uma rede hoteleira de primeira e opções de bares e restaurantes para todos os gostos. Eu moraria fácil em Albufeira, porque o clima é mais semelhante ao do Nordeste brasileiro, embora a temperatura das águas nas praias lembre mais o Rio de Janeiro.

Da última vez em que estive por lá me hospedei no Hotel Santa Eulália, perto da praia de mesmo nome. O local é mais afastado do centro histórico, mas conta com estacionamento, quartos excelentes e um café da manhã espetacular, com brownies, Pastéis de Belém e frutas que fogem o convencional como o kiwi.

Você pode optar por Albufeira como base para conhecer as praias próximas e até outras mais distantes fazendo bate e voltas.

Eu reservaria pelo menos dois dias para conhecer o que está próximo. No primeiro, vá visitar a parte mais antiga com a Igreja Matriz de 1782, os mirantes (Rossio e Bem Parece) e Museu de Arqueologia. Ali você fica sabendo que Albufeira esteve sob dominação árabe por um longo período e vê os restos de um castelo medieval.

É lá que está a praia do Paneco, e o elevador de mesmo nome que leva as pessoas da parte baixa para a alta e vice-versa. Andar pelas ruas, sentar em algum café ou bar e depois ver o pôr-do-sol em um dos mirantes, ou mesmo na praia, é um belo programa.

Para jantar, experimentei o Restaurante Martins que tem uma costeleta de porco maravilhosa e fica quase em frente ao hotel onde me hospedei. É bem familiar e foge aos locais turísticos. O atendimento é excelente e o vinho de primeira!

A praia de Santa Eulália tem muitos resorts, e isso garante areias mais vazias e exclusivas. A estrutura é excelente para passar o dia e o mar calmo convida a um mergulho. A partir de Albufeira você pode visitar Faro em passeio de um dia, mas essa dica fica para o próximo post!

0 Responses

Postar um comentário