Brasil X Portugal

Após esse amistoso que foi o jogo Brasil X Portugal na Copa do Mundo, me lembrei de uma dica interessante de restaurante em Portugal. Há uma região conhecida como Bairrada, que fica a cerca de hora e meia do Porto, e compreende as cidades de Mealhada, Anadia, Catanhede, Águeda e Oliveira do Bairro. É lá que fazem o famoso Leitão Assado à Bairrada.

As origens do prato parece que vêm da época medieval, quando era fartamente preparado nos mosteiros lusitanos. Existem até duas confrarias para proteger a cofecção original da iguaria: Confraria Gastronômica do Leitão da Bairrada, fundada em 1995, e a Confraria do Leitão da Mealhada.
Foto: montagem foto divulgação
São muitos os restaurantes especializados e pode-se até encomendar para festas como casamentos ou mesmo reuniões familiares. Recomendo o Virgílio dos Leitões, que tem de entrada uns queijinhos da Serra da Estrela deliciosos, e louças finamente decoradas como os famosos azulejos porugueses.

Eu deixei de comer carne vermelha há alguns anos, mas não resisto ao leitão de lá. O bichinho é temperado com sal, pimenta e colocado no espeto para assar em forno a lenha. Sempre servido com batatas fritas, salada e rodelas de laranja, além do bom pão português, é de lamber os beiços. Hummmmm ó pá!

Para quem não gosta de leitão, os restaurantes têm outras opções igualmente deliciosas. Mas ir à Bairrada e não comer o leitão é como não comer feijoada no Brasil.
Marcadores: , | edit post
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Muito bonito, simpático e cheio de informações. Fiquei impressionado com a quantidade de dicas interessantes (principalmente do blog Bebendo com os Olhos. hehe). Menina, tudo que você se dispões a fazer fica bom. Parabéns!

    bjs
    Muricy


Postar um comentário