Curtindo o frio

Para quem mora em cidades em que o verão bate fácil 40º, curtir o frio é um programão. Quando as temperaturas baixam só me lembro de minha viagem às Serras Gaúchas. É bem verdade que, na época, meu armário não me dava muitas opções para um frio de 9º, mas uma passada na Rua Tereza (veja posts antigos) resolveu esse problema.

Meu "ponto de apoio" foi Gramado, de onde saía para passeios diários para outras cidades como Canela e Bento Gonçalves. A cidade, também famosa por seu festival de cinema e pelos shows do Natal Luz, é uma fofura, lembrando paisagens da Suiça.

Uma dica de hospedagem em Gramado é a Pousada do Verde. Quartos aconchegantes e com aquecedores, um café da manhã colonial com pãozinho caseiro (hummmm), atendimento simpático, precinho convidativo e ótima localização são algumas das qualidades desta pousada. Além disso, como a quantidade de quartos não é grande (cerca de 20) parece que você está em família, e não há aquela impessoalidade dos grandes hotéis.

De lá é possível conhecer a pé (é bom para esquentar no frio) o Centro de Gramado, e algumas atrações como o Mini Mundo, A Igreja São Pedro, A Igreja do Relógio, A Rua Coberta e a Aldeia de Papai Noel entre outros. Também está a alguns passos de excelentes restaurantes com o Le Chalet de La Fondue. Para quem aprecisa a culinária suiça, é um bom lugar para comer fondue ou raclete. Os pratos à base de peixe também são deliciosos.

E para queimar todas as calorias dos chololates, churrascos, cafés coloniais, fondues, queijos e vinhos que você prova em Gramado, nada melhor do que uma trilha. Sim! As Serras Gaúchas oferecem ótima diversão para quem é fã do ecoturismo. Então, reserve um dia inteiro para conhecer o Cânion do Itaimbezinho, que fica no Parque Nacional Aparados da Serra, em Cambará do Sul.

O Itaim tem paredes de tirar o fôlego: 5,8 km de extensão, 720 metros de profundidade e 600 metros de largura. UAU! O nome é de origem tupi-guarani, e significa “ita - pedra” e “aimbé - cortada, afiada”. São três trilhas que você pode percorrer: Vórtice, Cotovelo e do Rio do Boi. Eu consegui fazer as duas primeiras em um único dia, o que deu para queimar muiitas calorias!
                                                                          Foto: arquivo pessoal
Itaimbezinho: que de inho não tem nada!

As trilhas devem ser feitas com guia acompanhando, por isso você pode contratar um passeio de Land Rover em Gramado (para chegar aos Cânions a estrada é ruim que dói), ou se preferir pode sair da cidade e se hospedar uns dois ou três dias em Cambará. Assim, pode conhecer também o Cânion Fortaleza. O Parador Casa da Montanha, que fica praticamente dentro do parque, é uma ótima opção de hospedagem.

Depois desse post está até me dando vontade de voltar lá!
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Estou embarcando com a Aline na manhã de quinta-feira. Devemos chegar lá na parte da tarde. Vamos ficar em Canela, pois Gramado estará lotada por causa do festival de cinema. Viagem rápida. Às 18 horas de domingo parte o vôo de volta. Suas dicas já estão anotadas. Beijos.


Postar um comentário