Fui curtir o céu azul na Praia do Francês...

Fui curtir o céu azul na Praia do Francês... É assim que começa uma das músicas tocadas pelo vendedor de CDs piratas que está à beira mar. Onde isso? Na Praia do Francês é claro. Uma das mais famosas de Alagoas, e uma das mais cheias também.
Foto: Arquivo Pessoal
Ele não é o único ambulante por lá. Dezenas percorrem diariamente aquele trecho do litoral, vendendo desde batidas servidas em abacaxis, sândalo, até saídas e bolsas de praia.

Localizada no município de Marechal Deodoro, a Praia do Françês fica a uns 20 min de Maceió (12 km).

Por ter parte da orla protegida por recifes de coral é muito procurada não só por turistas, mas também pelos alagoanos. Os surfistas fazem ponto por lá, no trecho de mar aberto, que traz belas ondas para os adeptos do esporte.
 Foto: Arquivo Pessoal
Mas se você é daqueles que não gosta de praia topada de gente, como dizem os locais, aí vai a dica: evite visitá-la nos finais de semana e feriados.

Mesmo durante a semana, procure ficar nas barracas mais à esqueda da praia, onde é mais tranquilo. Nessa parte a água é mais limpa, pois não há tantos barcos ancorados.

E quando você estiver na praia, vai ser abordado por vendedores de passeios. Pessoalmente, prefiro o das piscinas naturais da Pajuçara. No Françês, você entra no barco e ele fica passeando para lá e para cá na imensa piscina que se forma na maré baixa. Se tiver snorkel e bom fôlego dá para fazer isso a nado mesmo.
Foto: Arquivo Pessoal
E qual o barato dessa praia? É o voyerismo! Você ficar sentado, como o casal da foto abaixo, observando os turistas, os alagoanos, os vendedores, os costumes, os hábitos tão diferentes de cada um.

Ah, e não se incomode se nessa hora uma dupla de repentistas aparecer e começar a cantar para você. Faz parte do show. Agradeça e pague R$ 5, R$10,00 ou mais, se o seu bolso permitir e se as rimas forem realmente boas!

Na hora em que a fome apertar, é possível provar ostras, batata frita, queijo coalho, siri. Tudo vendido pelos ambulantes na orla. Há também os restaurantes que servem pratos deliciosos e a maioria aceita cartões de crédito. À tarde, vale uma visita às lojinhas perto da praia, cujos preços não são muito diferentes do que você encontra em Maceió.

Já ia esquecendo... Por que Praia do Françês? Porque servia de porto para navios piratas franceses que aportavam lá para levar o Pau-Brasil! C´est l´histoire!
Marcadores: , | edit post
1 Response
  1. Anônimo Says:

    sabe quem canta essa musica?


Postar um comentário