Éfeso: uma viagem no tempo

A música do Legião Urbana diz que “não podemos mais voltar ao tempo que passou”, mas isso não se aplica a Éfeso, localizada no sul da Turquia. 

As ruínas dessa cidade formam um verdadeiro museu a céu aberto, que só pode ser comparado em conservação à Pompéia, na Itália.

Tudo que se vê por lá data do século IV, e foi construído por Alexandre, o Grande, embora a cidade já existisse anteriormente. 

Os arqueólogos ainda não concluíram os trabalhos na região, mas já se sabe que houve várias Éfesos, reconstruídas à medida que o mar recuava (mais de 6 km em 2000 anos). 

Estima-se que as construções vistas hoje em dia são apenas 25% do que de fato existe e ainda está enterrado. 

Há praças, ruas, edifícios públicos como o parlamento (buleoterium), teatro com capacidade para 24 mil pessoas, biblioteca, prostíbulo, banheiro público, templos como o dedicado ao imperador Adriano, canalização de água e 42 km de aquedutos. 

Destaco os mosaicos que ficavam na porta de casas dos nobres, em uma das ruas principais. Está conservadíssimo e mostra como o trabalho decorativo era detalhista naquela época.

Pode-se passar uma tarde toda passeando por entre as ruínas, mas as extensões são grandes. Por isso, levar uma garrafa d´água, usar tênis e proteger a pele do sol é essencial. 

Vale sentar em um dos degraus do teatro e pensar como aquela cidade, que chagou a ter 300 mil habitantes, funcionava há mais de 1.500 anos. É de tirar o fôlego.

Ah ia esquecendo, é de Éfeso que partem os cruzeiros marítimos para as Ilhas Gregas, mas este passeio fica para a próxima vez!
Marcadores: , | edit post
0 Responses

Postar um comentário