No caminho para Éfeso

Na estrada que sai de Pamukkale e vai até Éfeso, passa-se por uma região muito fértil, com extensas plantações de oliveiras, figos e laranjas. Cada centímetro quadrado é aproveitado para agricultura, não escapando até o topo das montanhas.

E antes de entrar em Éfeso, passei pelo que se acredita ser a casa em que morou a Virgem Maria após a morte de Jesus. 

A habitação está no alto de uma colina em Meryemana, com uma bela vista da cidade de Éfeso (cerca de 8km distante), e do Mar Egeu. 

Ali, Maria teria morado desde 37 DC até seus últimos dias. A casa é modesta e, de fato, foi reconstruída nos anos 60. Infelizmente, a única coisa que resta do século I são as bases. 
 
A visita é rápida, pois não se pode ficar muito tempo lá dentro, tirar fotos ou filmar. O local é sagrado tanto para cristãos, quanto para muçulmanos e é visitado por milhares de pessoas anualmente.

Do lado de fora, é possível amarrar papéis ou panos com pedidos especiais à Virgem. 

Há também uma fonte que deve ter matado a sede de muito peregrino. 

E claro, como sempre, já foi estabelecido o comércio da fé. Várias barraquinhas vendem dezenas de souvenirs que são cotados em Euros. 

E muitas pessoas até passam mais tempo nas lojas do que na casa de Maria, perdendo um bom momento para meditação sobre nossos valores mundanos...
Marcadores: , | edit post
0 Responses

Postar um comentário