No caminho para Ankara

Para conhecer Ankara, a capital da Turquia, pode-se pegar um avião em Istambul ou optar pela viagem de ônibus ou carro. Esta última é mais demorada (são cerca de oito horas de percurso, incluindo parada para almoço), mas na minha opinião mais interessante para conhecer o país.

As estradas são excelentes se compararmos com as brasileiras. Boa sinalização, conservação, serviços como restaurantes e postos de gasolina e há, claro, os pedágios.

A paisagem muda a cada hora e vai desde os pinheiros verdes e folhagens amareladas típicas de outono europeu, até montanhas e vales mais áridos.

Vê-se zonas industriais às margens do Mar de Mármara e campos arados para a agricultura. E vilas pequenas em que só há umas poucas ruas.

Conheci uma das 82 províncias turcas: Düzce, onde ficava a cidade romana Prussias Ad Hippium. Dos romanos não há mais vestígios a não ser um teatro (que na verdade era grego) em ruínas. Porém, se você não tiver tempo para parar vá em frente, não perdemuita coisa.

O local é bem rural com agricultores secando cereais ao longo das ruas. Gente simples, com traços do tempo marcados nos rostos.

Marcadores: | edit post
0 Responses

Postar um comentário