Os sabores da Turquia

Viajar não é só conhecer lugares e pessoas diferentes, é também provar os sabores locais. Para mim, definitivamente, a Turquia tem um sabor doce. Eu explico: nunca vi tantas opções de sobremesas, balas, confeitos, enfim tanta glicose junta em um mesmo lugar! Adeus Vigilantes do peso...

Entre os doces, um muito comum é a baklava (foto ao lado). Uma espécie de mini folheado com nozes e mel. Hummmm... Não dá para comer mais de duas, a não ser que você seja uma formiga, mas vale provar.

Esperimentei também um mini churros, que é frito como no Brasil, mas servido com uma calda doce e sem recheiro. Muito bom também!

Há outras opções como as geleias, as avelãs cobertas de chocolate preto e branco, nozes também com cobertura. Segundo o guia daqui a Turquia é o maior produtor mundial de avelãs.

O mel é muito usado na confecção dos doces, e é possível comprar favos inteiros nos mercados. (veja post sobre compras).

Passando para os salgados, a sopa é uma entrada muito usual.

Nos restaurantes o menu completo vem sempre com uma sopa, que pode ser de ervilhas, de lentilhas ou mais apimentada, com pão delicioso.

Há também uma entrada salgada, uma espécie de pão com recheio de queijo branco, muito parecido com a esfira que temos no Brasil.

Em seguida servem a salada com tomate, alface, milho e às vezes pepino.

Como prato principal os carnívoros podem fazer a festa: carneiro, vaca, frango, peru. Tem de tudo por aqui, exceto porco.

Eu consegui comer peixe também, um dourado delicioso, feito na brasa e servido com salada. Pena que o azeite nos restaurantes não seja tão bom quanto o português. Não quero puxar a sardinha pro meu lado lusitano, mas os azeites da terrinha dão de 10 a 0 nos turcos. E olha que a Turquia é um dos maiores produtores mundiais do óleo.











Entre as bebidas mais comuns está o café turco, que de fato é brasileiro. Eu explico: o pó é importado das terras tupiniquins e na Turquia é usado para fazer o café, só que sem coar.

O çay, o nosso conhecido chá, também é tomado tanto como digestivo após as refeições, como para passar o tempo enquanto se conversa com um amigo.

Não é à toa que nos mercados se vendem chás de todos os sabores possíveis e imagináveis.

Vai uma provinha aí?!

O iorgute é outra mania turca. Na viagem que fiz entre a Konya e Pamukkale provei, em uma parada de ônibus, iorgute com mel e semente de papoula.

Sim, isso mesmo, a Turquia é grande produtora de papoulas, aquelas mesmas plantas que podem gerar o ópio. Não se preocupem, a inocente sementinha não dá barato, mas que a mistura fica gostosa isso fica.

Em Istambul não deixe de ir ao restaurante Divanea na rua Divanyolu Caddesi (0212-5267277). Com mesinhas na rua, você pode comer e apreciar o vai e vem frenético dos moradores da cidade, o trânsito, os turistas fazendo compras, enfim curtir um pouco da paisagem cosmopolita.

O atendimento é super simpático e os cardápios vêm em inglês e espanhol. O chá de maçã ao final da refeição é divino, e ainda dão de brinde um pequeno broche com o olho turco (sim aquele para espantar mau olhado, e que na Grécia é chamado de olho grego).

Uma última dica. Quer comer na Europa olhando para o continente Asiático? Vá ao restaurante Hamdi, que fica pertinho do Bazar Egípcio. Suba para o segundo andar e pegue uma mesa perto das janelas com a vista o Estreito de Bósforo. Só a paisagem já vale. No cardápio, inúmeros pratos à base de carne e aqueles docinhos com mel que são uma perdição.
Marcadores: , | edit post
0 Responses

Postar um comentário