Entre dois continentes

A Turquia oferece aos visitantes uma atração pra lá de interessante: visitar dois continentes em um único dia e conhecer quatro mares em uma única viagem. O país, que possui mais de 800 mil km2, está dividido entre a Europa e a Ásia pelo estreito de Bósforo, que também liga o Mar Negro ao Mar de Mármara. além disso, o país também é banhado pelos Mares Mediterrâneo e Egeu. Na metade europeia está Istambul, e na metade asiática há a região chamada de Anatólia.

É uma verdadeira aula de geografia! E para apreciar essa peculiaridade turca, nada melhor do que fazer o passeio de barco pelo Bósforo. Em cerca de duas horas você pode apreciar belas paisagens, ver alguns dos principais pontos turísticos de outro ângulo, e, claro, atravessar dois continentes.

O barco parte de Eminönü, bem pertinho do Bazar Egípcio. São dois itinerários, o longo com seis paradas e o curto com duas. Fiz este último e para mim foi o suficiente.

A embarcação da empresa Shir Hatlari possui áreas cobertas e abertas, de onde se pode tirar belas fotografias. Há banheiros e serviço de bordo com venda de café e chá. A recomendação do guia que nos acompanhou foi pegar o barco das 14h30, por ser mais vazio.


Entre as atrações que podemos ver durante o percurso estão:

A Nova Mesquita - Essa construção foi iniciada pela mãe do sultão Mehmet III, paralisada após a morte dele, e só foi terminada, em 1663, pela mãe do novo regente Mehmet IV.

O Palácio Beylerbeyi (ver post sobre museus) construído no século XIX.

A Ponte de Bósforo - primeira a ser construída para unir os dois continentes, foi inaugurada em 1973 ocupa a nona posição entre as maiores pontes suspensas do mundo.
A Torre Gálata - Suas origens remontam ao século XI, quando era usada para monitorar a navegação, depois virou prisão e mais tarde depósito. Hoje há restaurante panorâmico lá no alto.
E as casas de luxo e condomínios com apartamentos que custam milhões de Euros, acabam se tornando também atrações turísticas do mundo moderno.


Marcadores: , | edit post
0 Responses

Postar um comentário