Passeando de ônibus por Curitiba

Quando disse aos amigos que ia passar o Carnaval em Curitiba, muitos se perguntaram se eu tinha endoidado. Para quem quer paz, sossego, descansar, curtir a natureza, comer bem e gastar pouco dinheiro essa é a dica. As passagens aéreas ficam mais baratas, e os pacotes mais em conta para os destinos digamos "menos carnavalescos". E lá fui eu.

A primeira coisa que choca o visitante é a limpeza e a organização da cidade, além da facilidade de acesso às atrações turísticas. E para visitar os principais pontos nada melhor do que optar pela Linha Turismo. São aqueles ônibus de dois andares, que toda cidade da Europa tem, mas que no Brasil parece só ter dado certo em ... Curitiba! Por que será? kkkk

A Linha funciona de terça a domingo e os ônibus partem de 30 em 30 minutos. São 23 paradas, o que permite conhecer até os parques mais distantes em cerca de três dias. Para quem vai em grupo, talvez saia mais barato alugar um carro, mas para até duas ou três pessoas a economia é considerável se usarem o veículo turístico. E um detalhes: cadeirantes podem usar o ônibus, pois são todos adaptados.

Veja só alguns lugares que conheci usando a Linha Turismo. As exclamações indicam prioridade de visita caso você tenha pouco tempo na cidade:

!Praça Tiradentes - É o marco zero da cidade. Vale uma visita à Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, a padroeira de Curitiba e que é festejada no dia 8 de setembro. De lá partem os ônibus, que você reconhece de longe pois são todos verdinhos.

!Rua das Flores - Na verdade é um calçadão (o primeiro para pedestres do país). É bem verdade que no Carnaval não tem muito movimento com o comércio fechado, mas pode-se caminhar tranquilamente pelas ruas.
!!Museu Ferroviário - Foi construído na antiga estação da cidade e está interligado a um dos maiores shoppings. Crianças e adultos aproveitam para tirar fotos na locomotiva estacionada.

No mesmo local há o Museu da Farmácia, e um Museu do Boticário onde aprendemos um pouco mais sobre a história do perfume.

Lembrando que a fábrica da famosa marca de cosméticos fica em São José dos Pinhais, ao lado de Curitiba.

!Teatro Paiol - Era um antigo paiol de pólvora no início do século XX, e em 1971 virou teatro.

!!!Jardim Botânico - É na verdade um parque muito utilizado pelos curitibanos para fazer caminhadas. Além da estufa de vidro que sempre aparece nas fotografias sobre a cidade, abriga um Museu Botânico e lindos jardins.

Há uma área especial, uma espécie de jardim sensorial em que há explicações em braile e todos podem tocar nas plantas. Um belo lugar para passear durante uma três horas.

!Memorial Árabe - Abriga uma biblioteca. Se você estiver com pressa, e não puder parar faça como eu e tire pelo menos uma foto.

!!!Museu Oscar Niemeyer - Construído em 1976 e considerado um dos maiores museus da América Latina. É mais conhecido como "o olho" e foi projetado pelo próprio arquiteto. São 35 mil m2 com várias salas de exposição, cafeteria, livraria, auditório e pátio com esculturas.

No primeiro domingo do mês o acesso é gratuito. Se você gosta de arte, reserve pelo menos uma manhã inteira para passear por lá.

!Bosque do Papa/Memorial Polonês - É um tributo à imigração polonesa, com pequenas casinhas feiras de troncos encaixados e inauguradas em 1981, depois da visita de João Paulo II à cidade. A lojinha de artesanato vende produtos típicos do artesanato polonês, como as pêssegas (aqueles ovinhos delicadamente pintados à mão).

!!Bosque Alemão - Para quem curte a natureza este lugar tem uma bela trilha, conhecida como João e Maria. Sim, eles mesmos, os do conto infantil.

No início da trilha há um pequeno café onde pode-se experimentar todos os tipos de doces e biscoitos alemães.

E as crianças também se divertem, pois no meio da trilha há uma pequena casa, com contadores de histórias.




!Universidade Livre do Meio Ambiente - foi inaugurada em 1992, sendo a primeira voltada para o estudo da preservação ambiental. O pitoresco é sua arquitetura totalmente integrada à paisagem.

!!Ópera de arame - Um teatro construído no meio de uma pedreira. Em Curitiba vários parques foram construídos em pedreiras desativadas. Nesse caso, além da Ópera há espaço para shows. 

!!Parque Tinguí - Tem esse nome por causa dos índios Guaranis, os primeiros ocupantes da região. Muito usado pelos moradores para esportes, possui um Memorial Ucraniano em homenagem aos imigrantes.

!!!Parque Tanguá - São mais de 450 mil m2 de jardins, mata fechada e  lagos. Uma delícia para passar uma manhã ou tarde. Há uma trilha que passa por uma gruta e ao caminhar é possível sentir aquele cheiro típico dos eucaliptos.  O passeio só não é recomendado, obviamente, em dias de chuva.









!!!Santa Felicidade - É o bairro italiano com dezeeeennnas de restaurantes maravilhosos. Vale parar, almoçar e passear a tarde toda. Além das cantinas, há casas em que pode-se comprar o melhor da gastronomia italiana: salames, queijos, vinhos, hummmmm

!!Parque Barigui - É um dos maiores da cidade e também muito frequentado pelos moradores.

!!!Setor Histórico - Além do casario antigo e bem conservado, há o Relógio das Flores, uma mesquita, espaços culturais, bares e restaurantes. Mas a principal atração é a feira de artesanato que acontece aos domingos. Também conhecida como Feira do Lago da Ordem, ela permite que o visitante veja mais de mil barraquinhas com os mais variados produtos (doces, biscoitos, roupas, objetos para o lar etc).

No dia em que estive lá além da feira havia suma exposição de carros antigos. E olha que os calhambeques estavam conservadinhos!









!!Torre Panorâmica - É uma torre da empresa de telefonia Brasil Telecom, que agora virou Oi. É preciso ter paciência para enfrentar a fila, mas a vista compensa. São 360 graus da cidade! E ainda há um pequeno museu do telefone na base da torre.
Marcadores: , | edit post
0 Responses

Postar um comentário