Delícias do Amazonas

Recentemente viajei a trabalho para o Amazonas. E, entre um compromisso e outro, aproveitei minha hora do almoço para provar as delícias da terra. Em Manaus você encontra ótimos restaurantes com comida caseira, farta e com preços em conta.

Quem gosta de carne branca, não pode deixar de provar o Tambaqui e o Pirarucú, dois peixes muito consumidos por lá. A peixada do Delícias do Peixe (Rua Parintins, no bairro da Cachoeirinha) é de lamber os beiços. Acompanhada de pirão, arroz e pimenta a porção mata a fome de até quatro pessoas. É de sair suando mesmo! :-)

Outra dica é o pirarucú ao molho de camarão do Canto da Peixada (no Boulevard). As postas são grossas, sem espinhas e o sabor dos deuses! Nesse restaurante as poções servem bem duas pessoas e até três sem muita fome. Ah, peça de entrada uma bananinha frita que cai muito bem!

Para quem gosta de doces, uma dica são os Bombons Finos da Amazônia. Fui apresentada às delícias dessa rede de lojas pelos amigos Marina e Ilhams. Os produtos são da mais alta qualidade e misturam o chocolate com o sabor das frutas da amazônia. São bombons com recheio de cupuaçu, açaí, acerola, buriti entre outros.

Há as barras com castanha da Amazônia e de cajú para o delírio dos chocólatras como eu. E para completar, é possível provar das geléias como a de cupuaçu. Enfim, uma ótima opção tanto para consumo próprio, quanto para presente para amigos e parentes.

E a última dica vai para quem quer fazer um lanche rápido: o x-caboclinho. Trata-se de um pão francês tostado na chapa, com recheio de queijo coalho ou branco e tucumã, fruta do tucumanzeiro, uma palmeira que atinge até 15 metros de altura e possui vários espinhos ao longo de seu tronco.

Descobri no Google (onde mais?!) que o tucumã tem mais vitamina A que a cenoura. É amarelinho e não muito doce, o que casa bem com o salgado do queijo. Alguns lugares acrescentam uma banana frita no sanduíche.

Então, quando a fome apertar, pare em qualquer lanchonete na rua e peça um caboclinho.  Para acompanhar vale um suco de cupuaçu ou de graviola bem geladinho! hummmm
Marcadores: , | edit post
0 Responses

Postar um comentário