Do outro lado do Rio

O turista que vai ao Porto deve passar um dia em Vila Nova de Gaia, cidade vizinha, separada apenas pelo Rio Douro.

Para os apreciadores do vinho do Porto é uma passagem obrigatória, e para aqueles abstêmios como eu vale pelo conhecimento sobre como é produzido o produto mais famoso de Portugal.

É em Gaia que estão reunidas as Caves centenárias que, hoje, aliam a produção automatizada à confecção artesanal da bebida.

Para quem gosta de um bom vinho é possível visitar várias delas em um dia (hic!), ou escolher apenas uma, como fiz eu, já que o roteiro não é muito diferente entre elas.

Fundada há mais de 300 anos a Croft é uma das mais antigas. Após mudanças acionárias está nas mãos de duas velhas famílias do setor de vinhos - os Yetman e os Fladgate.

Ao chegar no local, bem próximo do Cais de Gaia, o turista é recebido com uma prova de vinho branco enquanto espera pelo tour em sua língua.

A guia nos conta a história da Cave, nos explica as diferenças dos vinhos, como são obtidos os "vintage", os mais elaborados, feitos artesanalmente e com maior tempo de envelhecimento. O folheto da Croft é um primor, por isso não deixe de levar para casa. Traz todas as informações do tour, explicando até mesmo como servir o vinho do Porto.

Ao final, mais uma prova, desta vez do vinho tinto. Para quem quiser há uma loja para mais provas (desta vez pagas) e para compra de utensílios como decantadores.

Com a missão cumprida, é hora de conhecer um pouco mais da cidade. Caso você ainda não tenha feito um passeio pelo Douro, pegue um barco Rabelo e por 10 Euros (Jun/12) faça o passeio das pontes (são seis, sendo uma delas construída por Gustave Eiffel - o mesmo da Torre em Paris).

Depois, recomendo passear pelo Cais que oferece ao turista dezenas de restaurantes não só de comida portuguesa, mas indiana e até o famoso churrasco brasileiro! Comer sardinhas assadas pode ser uma boa pedida, e os preços são convidativos. Um prato de sardinhas com batatas fica por volta de 6,5 Euros (Jun/12).

À tarde recomendo pegar o teleférico que fica bem no Cais e apreciar a bela vista aérea das duas cidades - Gaia e Porto). No alto, andando poucos minutos, você chega ao Mosteiro da Serra do Pilar. Ele recebe visitantes mediante marcação, mas mesmo assim vale uma foto externa do convento fundado 58 anos após a chegada de Cabral ao Brasil. Lá do alto tem-se uma das vistas mais belas da Ponte Luiz I.










Alguns guias impressos ainda indicam outros pontos turísticos como a Câmara de Gaia, Casa Barbot, e o Museu Teixeira Lopes. No entanto, não recomendo perder tempo, pois estão longe do Cais e valem mais para fotos devido ao estilo arquitetônico.

Melhor voltar pelo teleférico e caminhar pelas pequenas ruas da parte antiga, entre as Caves, ou sentar em uma das mesas à beira do rio e ver os barcos passarem, imaginando como era a vida dos portugueses que viviam ali quando essa indústria do vinho teve início...

Como chegar: a maior parte dos turistas hospeda-se no Porto e visita Gaia por um dia. Ônibus (linha 903 1,80 Euro), ônibus turístico (13 Euros por dois dias com parada em vários pontos turísticos) ou taxi (2,30 Euros a bandeirada) são algumas opções. Dependendo de onde você estiver hospedado até dá para ir à pé, caso goste de boas caminhadas!
Marcadores: , , | edit post
1 Response
  1. Karine Fonte Says:

    Vale uma dica, a respeito das sardinhas: os portugueses não se dão ao trabalho de abrir as bichinhas para tirar as entranhas. Elas vão do mar (vá lá, da peixaria) diretamente para a mesa praticamente inteiras, só lhes tiram as escamas. Coração, tripas, pulmões, guelras etc. são com você - e há quem goste de comer tudo junto (eu não, principalmente as guelras!)


Postar um comentário