Subindo o morro


Os leitores deste humilde blog já devem ter notado que eu adoro fazer ecoturismo. Volta e meia tento postar aqui algumas opções para quem gosta de contato com a natureza. 

O Rio de Janeiro oferece várias opções de passeios em meio ao verde. As trilhas da Floresta da Tijuca já foram alvo de um post aqui, e agora escrevo sobre a trilha do Morro da Urca.

Considero essa trilha de nível fácil, e mesmo quem não está em dia com a academia pode fazer a caminhada. Só o pessoal da terceira idade deve tomar cuidado, pois há subidas que podem forçar as articulações.

A trilha está localizada em um dos mais famosos cartões postais do Brasil: o Pão de Açúcar. Na verdade, ela lhe dá a oportunidade de subir o Morro da Urca, a primeira parte do passeio de bondinho. Então vocês escolhe: pode subir e descer a trilha ou subir pela mata e descer pelo bondinho.

Para pegar a trilha vá para a Praia Vermelha, no bairro da Urca, bem onde ficam os bondinhos. Caminhe para a esquerda da praia e ali você verá a Pista Cláudio Coutinho, que contorna o morro e por si só já é um belo passeio. 

Dezenas de pessoas aproveitam o local para fazer caminhadas, exercícios, fotografar a bela paisagem e observar os saguis que aparecem a todo o instante pela mata.

Subindo a pista vá olhando para a esquerda até a placa que indica o início da trilha. Comece a subida. Não esqueça usar roupas leves, tênis, de levar água e barras de cereal além da máquina fotográfica. 

Ao longo do passeio há alguns mirantes, que são clareiras na mata em que é possível apreciar o estonteante visual da Baía da Guanabara.

Vá devagar e escute a água escorrendo pelos pequenos riachos, os canto dos pássaros e observe as famílias de sagüis. Em dias de feriado, ou férias escolares é possível encontrar filas para subir e descer mas nada que estrague o passeio. Em cerca de 40 min (com parada para descanso) você chega no alto do Morro.

Pode aproveitar para beber um suco de fruta, uma água-de-coco, ou açaí com granola nas lojas. Há ainda os bondinhos antigos e um pequeno museu sobre a história desse ponto turístico.

Faça o passeio pela manhã, quando o sol é mais fraco e o calor não é tão forte! E aproveite o visual incrível da cidade lá do alto!

Crédito das fotos: Daniela Valente

1 Response
  1. Pode contar comigo sempre. Tb adoro um mato!


Postar um comentário