Levando na mala um pedacinho do Porto


Eu sou daquelas turistas que deixam as compras sempre para o último dia de viagem. Faço isso porque sempre destino a verba de viagem primeiro para comer, beber e fazer os passeios. O que sobra (se sobrar) vai para pequenas lembranças para parentes e amigos.

E o que levar na mala? Encontra-se de tudo no Porto e pelos mais variados preços. Há aqueles presentes tradicionais como chaveiros, canetas, porta-sacos com a imagem do galinho de Barcellos e toalhas de mesa com as cores de Portugal (vermelho e verde). As lojas na região da Ribeira são mais recomendadas na minha opinião, por trazerem produtos diferenciados.

Procure as lojas da rede Portugalidades. Você encontra imãs de geladeira que imitam os azulejos portugueses, utensílios em cerâmica, miniaturas dos barcos rabelos entre outros objetos.

Interessante os brincos e pingentes que imitam a filigrana, uma arte da ourivesaria portuguesa. Se você já ouviu a expressão “não me venha com filigranas” ou “isso são filigranas”, que são sinônimo para detalhes, vai entender bem suas origens. 

As peças são finamente recortadas em um detalhismo que impressiona. Os originais são sempre feitos em ouro ou prata, mas aí custam a partir de 100 Euros. As imitações em bijuteiria, vendidas nas lojas, são encontradas por um preço 10 vezes menor.

Outro bom local para compras é o Olá Bazar, especialmente por causa de produtos feitos com o mesmo material das rolhas para garrafas de vinho. São bonés, bolsas, porta-cartões, tudo revestido em cortiça. 

Os porta-copos que imitam os azulejos também são muito bonitos e podem ser boas opções para presentes.

Na Coisas de Cá também há de tudo um pouco, mas o atendimento é o melhor. A simpatia dos atendentes faz você levar até o que não precisa! As bolsas feitas com o tecido dos tradicionais xales portugueses são lindas.

Os vinhos são outro objeto de desejo, mas cuidado pois você precisará embala-los bem porque não podem ser levados como bagagem de mão. Na hora de despachar no aeroporto as companhias não fornecem mais os adesivos de "frágil", portanto antes de comprar aquele vinho do Porto caríssimo, pense bem se vale o risco.

Queijos e frios são muito procurados pelos brasileiros, mas artigos de origem animal são barrados na alfândega brasileira. Você pode arriscar, mas tenha consciência de que ao chegar aquele delicioso bacalhau ou queijo de cabra, ou mesmo chouriço pode não passar se você for escolhido na revista das bagagens.
Marcadores: , | edit post
0 Responses

Postar um comentário