Ônibus, bonde ou táxi?


Passear pelo Porto pode exigir um bom preparo físico. As ladeiras da cidade e escadarias exigem bastante fôlego. Caso você esteja com a academia em dia, recomendo os passeios a pé. Caso tenha algum problema de locomoção ou seja uma pessoa da melhor idade, o ideal é conjugar os transportes públicos com o carros turísticos e o táxi.

Ônibus – os autocarros, como chamam os portugueses, trafegam por toda a cidade, são muito confortáveis e possuem várias linhas. Mesmo nos horários de pico não ficam lotados como vemos em cidades como Rio, São Paulo ou Recife. A passagem custa 1,80 Euros (jun/12).

Ônibus turístico – são três linhas de empresas privadas com trajetos bem similares. Sugiro pesquisar na internet os pontos de paradas para ver o que se adequa mais ao seu passeio. Eu usei a Citysightseeing conhecida como o ônibus vermelho. 

O ticket para dois dias custa 13 Euros e você ganha uma série de descontos em várias atrações como teleférico de Gaia, Palácio da Bolsa, Oceanário e um ingresso grátis para provar os vinhos das Caves Croft. 

O turista ganha fones de ouvido para escutar as explicações. O único incoveniente é que os horários não são tão rígidos.

Há ainda outras duas empresas: A Blue Bus, que é mais cara, mas tem percursos mais longos, e a Yellow City Cruises, que, na minha opinião, é a mais completa embora seja a mais cara. Se você vai passar mais de três dias no Porto recomendo essa opção.

Bonde – os elétricos são usados mais pelos turistas do que pela população devido à velocidade do transporte. São três linhas que passam pelos principais pontos turísticos. 

O preço unitário é 2,50 Euros mas há um passe que dura 24 horas por 8 Euros, é o chamado PortoTram City Tour. A viagem é fantástica porque os bondes são originais do início do século XX.

Táxi – a bandeirada custa 2,30 Euros no Porto e 2 Euros em Gaia. Se você está em grupo, pode sair mais em conta do que pegar o bonde ou o ônibus para uma única viagem.
Marcadores: | edit post
0 Responses

Postar um comentário