Lá vai a turista descendo a ladeira

Os passeios a pé já foram assunto deste blog, mas nunca é demais falar de coisas boas. Que tal um tour pelo bairro da Sé, acabando na Ribeira, no Porto?

O trajeto sugerido segue a lei da gravidade, pois para baixo todos os santos ajudam!

Comece pela Sé Catedral, edifício construído no século XII. Além da igreja propriamente dita, você deve visitar o claustro e a sacristia (3 Euros).

O primeiro traz paredes revestidas em azulejos com alusão aos salmos da Bíblia e capelas.

No segundo andar do claustro aprecie a vista lindíssima, além de um museu de arte sacra com vestimentas de padres, ostensórios e livros de orações que parecem saídos do filme “O nome da rosa”. Na sacristia observe os móveis e o teto com as pinturas.

Ao lado da Sé está o Palácio Episcopal que não está aberto à visitação, então vá para a torre que hoje abriga o Centro de Turismo.

Desça a ladeira e pare no Largo Padre Vitorino. Ali está o chafariz de São Sebastião, um dos mais antigos da cidade.

Vá olhando para os lados e veja as ruas estreitas e escuras típicas do Porto. Parece uma viagem no tempo...

Siga descendo e você chegará a um pequeno largo onde há a Igreja e São Lourenço e o Museu de Arte Sacra. Pegue a Rua de Santana e depois a Rua de São João até chegar à Rua Infante D. Henrique.

Dali vá para a frente da Igreja de São Francisco e caso ainda não a tenha visitado entre e fique espantado com o trabalho de talha dourada (madeira esculpida e recoberta com folhas de ouro).

Sugiro pegar o bonde bem em frente à Igreja e fazer a viagem pela linha Infante-Passeio Alegre. O veículo foi restaurado e você terá a sensação de estar no Porto do século passado.

Todo o trajeto beira o Douro. São 2,50 Euros a passagem. Volte pela mesma linha e ao descer vá para a Rua da Alfândega, bem perto da Igraja de São Nicolau.

Nessa rua está a Casa do Infante, onde nasceu D. Henrique em 1394, o responsável pelo lançamento dos portugueses ao mar para realizarem as descobertas de outros continentes.

No final desta rua, o turista já está na beira do Douro. Siga então por ela até a Praça da Ribeira.

Caso ainda não tenha feito algum passeio pelo Douro, por 10 Euros (jun/12) pode-se navegar em um barco rabelo adaptado. É o chamado passeio das pontes e dura cerca de uma hora.

A este ponto a barriga já deve ter dado o aviso de que é preciso parar para abastecer o corpo. Então, escolha um dos restaurantes na beira do rio.

Sugiro o Filha da Mãe Preta com menus a partir dos 9 Euros, boa comida e atendimento muito simpático.
 
Acabado o almoço você pode escolher se perder pelas ruelas estreitas da região, ou pegar o funicular que fica bem em frente à ponte de Luiz I, subindo a ladeira em direção à Praça da Batalha.

Afinal, para cima é melhor ter uma ajuda!

Marcadores: , , | edit post
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Deu saudade do Porto!


Postar um comentário