Um pulim em Minas uai!

As ladeiras que desafiam os motores mais potentes de carros, o casario antigo e bem preservado, as ruas de pedras, a simpatia de seus moradores. Ouro Preto é tudo isso e muito mais!

Decretada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, a cidade mineira deveria ser visita obrigatória de qualquer brasileiro que deseja conhecer um pouco mais da história do país.

Passear por Ouro Preto é tomar um banho de conhecimento sobre uma época de desbravadores e riqueza, mas também muito sofrimento e desigualdade social.

O ideal seria ter tempo para conhecer todas as cidades históricas e seus arredores, mas quem não dispõe dele pode aproveitar um final de semana para visitar a "jóia" entre todas elas.

Fica a dica: planeje a viagem antes para saber se é mais vantajoso sair de carro de sua cidade (para quem mora no eixo RJ-SP-ES) ou pegar um avião e alugar um carro. Com os descontos das companhias aéreas pode sair mais barato a segunda opção.

Partindo do aeroporto (Confins ou Pampulha), você pega mais duas horas de estrada em excelente estado, mas não tão bem sinalizada. Se puder leve um mapa ou GPS.

Vá com calma para aproveitar a serra no caminho e as lindas paisagens. Ao alugar o veículo não esqueça: Ouro Preto é sinônimo de ladeiras, então vale investir em um modelo mais potente.

A cidade possui dezenas de pousadas e hotéis para os bolsos de todos os tamanhos.

Eu me hospedei na Pousada Abigail Condé, que me atraiu pela promoção no Hotel Urbano e pelas fotos postadas.

E não me arrependi. Apesar de ficar no alto de uma ladeira bem íngreme, o local é ótimo para descansar.

Quartos amplos e limpos, café da manhã com delícias regionais e um chá da tarde de deixar qualquer um com água na boca são os pontos fortes do estabelecimento.

Ah, e a vista da cidade é deslumbrante.

Ouro Preto tem inúmeras atrações e se o tempo é pouco para explorá-la a dica é selecionar os pontos mais importantes:

o Teatro Municipal, o Museu da Inconfidência (com maravilhoso acervo de arte sacra), a Matriz N. S. do Pilar, a Estação Ferroviária (de onde parte um trem turístico), o museu de Mineralogia e a feira de artesanato em pedra sabão. Lembre que às segundas-feiras as principais atrações fecham.

Caminhe pelas ruas estreitas e ladeiras (para a terceira idade o carro é essencial). Você vai se sentir dentro de um livro de história.

Imagine a antiga Vila Rica com Antônio Francisco de Lisboa, o Aleijadinho, esculpindo suas obras nas igrejas da cidade, o amor proibido de Tomás Antônio Gonzaga e sua Marília, Chico que passou de rei na África a escravo no Brasil, e a inconfidência Mineira com Tiradentes.

Com o maior conjunto arquitetônico barroco do mundo, Ouro Preto também é um centro gastronômico.

Não deixe de provar as delícias da culinária mineira, e não se preocupe com a balança, pois você vai perder todos os quilos subindo e descendo as ladeiras.

Eu recomendo o restaurante Contos de Réis, instalado em uma senzala do século XVIII.

A comida é servida em buffet (cerca de R$ 40,00 por pessoa, incluindo sobremesas) com panelas de pedra e tachos de cobre.

Para quem gosta há ainda a cachaça para degustar e uma variedade de doces suculentos.

Tente sentar nas mesas perto da janela com vista para a cidade, pois o quadro é lindo!

Para o jantar, uma dica é o O Passo Pizza Jazz também instalado em uma casa colonial do século XVIII.

Além de excelente carta de cervejas e vinhos, o destaque é a decoração com vários ambientes diferentes.

Não esqueça de levar como lembrança alguma peça de artesanato local. Você pode escolher entre as panelas de cobre ou pedra sabão, oratórios em madeira de demolição, esculturas, santos e as pedras preciosas e semipreciosas.

Na feira de artesanato no Largo do Coimbra vale pechinchar e praticamente todos os artesãos aceitam cartão. Nas lojas você pode também parcelar a dívida.

Em qualquer época do ano, leve sempre um agasalho porque à noite a temperatura acaba caindo e veja sempre na internet a programação local.

A cidade é palco de diversos eventos ao longo do ano. Caso você tenha mais tempo, vale passar um dia em Mariana, que fica a 20 min de carro de Ouro Preto. Dicas de lá você vai ter no próximo post!

0 Responses

Postar um comentário