Viagem ao centro da Terra

Minas Gerais é repleta de cidades históricas. Ouro Preto já foi tema de post neste blog, e agora é a vez de Mariana, localizada a cerca de 20 min de carro da primeira.

O ideal é você separar um dia para a visita, pois além do sítio histórico há outro passeio imperdível: a Mina da Passagem, a maior mina de ouro aberta à visitação do público no mundo. Impossível não lembrar de Júlio Verne e seu livro Viagem ao Centro da Terra!

Recomendo fazer o passeio de carro para ter maior mobilidade e flexibilidade de horários.

Há um passeio na Maria Fumaça de Mariana que liga as duas cidades, mas que não acontece às segundas-feiras).

Se você parte de Ouro Preto, no caminho para Mariana fique atento à sinalização da estrada, pois a Mina fica bem no meio do caminho entre as duas cidades.

Placas indicam a entrada, cuja visitação acontece diariamente a partir das 9h. Por R$ 35,00 (out/2014), o visitante poderá descer em um troller bem rústico, acompanhado de guia local e por cerca de 40 min passar por uma expediência diferenciada.

Entre os séculos XVII e XIX cerca de 50% do ouro produzido mundialmente saiu dos veios de Ouro Preto e Mariana. A Mina da Passagem começou a produzir no século XVIII e no início o trabalho era realizado por escravos, mas após as sucessivas transferências de proprietários, a mão de obra assalariada passou a ser utilizada. Hoje a mina está inativa devido ao preço do ouro no mercado, e o turismo tornou-se a atividade mais rentável.

Você recebe explicações sobre os tipos de rocha, a formação da mina, vê antigos instrumentos de trabalho a 120m de profundidade.
 
A temperatura local é sempre estável e o ar é garantido pelas diversas entradas que a mina possui.

Como parte da mina está submersa devido às inundações das águas do lençol freático, há agora um novo tipo de atração: o mergulho em caverna. Sim, se você é mergulhador pode explorar de uma forma diferente o local.

Ao voltar para a superfície você pode visitar o museu da mina (muito pequeno e com peças mal conservadas), além de ver a lojinha (sugiro comprar em Ouro Preto ou Mariana).

Seguindo viagem, vá em direção à Mariana, cuja Praça Minas Gerais é reconhecida como um dos conjuntos arquitetônicos mais notáveis do Brasil.

Chegando lá visite a Casa da Câmara e Cadeia (em funcionamento até hoje), as Igrejas da Ordem Terceira do Carmo e de São Francisco e o pelourinho (onde eram castigados os infratores).

Há também a Catedral da Sé (onde você pode assisistir consertos com o órgão Arp Schnitger, um dos mais conservados desta manufatura no mundo, sendo o único localizado fora da Europa), Museus de Música e Arquidiocesano e outras igrejas e capelas para você conhecer.

Não tenha pressa, passeie pelas ruas da cidade, pare na Praça Gomes Freire e observe o casario antigo, o coreto, as fontes de água.

Aproveite para visitar as lojinhas cujo artesanato é bem similar a Ouro Preto (mas com preços mais caros).
 

Aproveitar o ar bucólico do centro histórico de Mariana é respirar passado, e apreciar essa beleza arquitetônica nos dias de hoje.

Para os amantes do ecoturismo há ainda o Parque Estadual do Itacolomi com trilhas e lagos. Mas este fica para a próxima viagem!
0 Responses

Postar um comentário