Cavalinhos do mar

Os cavalos-marinhos sempre me fascinaram. Criaturas tão pequenas e tão delicadas que fica difícil saber como conseguem sobreviver com tantos predadores no mar. Uma boa oportunidade para conhecer esses peixinhos é visitar o Projeto Hippocampus, apoiado pela Petrobras, em Pernambuco.

O projeto existe desde 1995, sendo que em 2001 a sede foi transferida de Porto Alegre (RS) para Porto de Galinhas, no litoral sul do estado. Aliar diversão ao conhecimento é sempre muito bom. Por isso, ao chegar em Porto, vá até a primeira rotatória e ao girar entre na primeira rua à direita.

A casa do projeto fica logo no início da rua e por apenas R$5,00 (jan/15) você vê algumas das 48 espécies existentes no mundo. Monitores explicam aos turistas, por exemplo, que a gestação de 12 dias é feita pelo macho da espécie.

Há ainda outros peixes e crustáceos para observar. É diversão garantida para crianças e adultos que ficam vários minutos hipnotizados pelas cores e delicadeza dos cavalos-marinhos.

Depois da visita vá aproveitar a praia de Porto. Há várias barracas de praia que oferecem bebidas e petiscos, mas não deixe de provar o famoso ensopado da Ivonete. Ela e suas irmãs (Ivone, Ivonilda etc) vendem em carrinhos os ensopados de caranguejo e aratu, além de caldinhos deliciosos.

Na maré baixa vá para as piscinas naturais (leve snokel) a pé e veja a fauna marinha com toda sua exuberância. Outras dicas sobre a praia de Porto já foram postadas no blog! Acesse no link Pernambuco.
0 Responses

Postar um comentário