Vamos frevar!

Quando os metais começam a tocar, o ritmo é inconfundível e fica difícil não sair pulando por aí. Ele  predomina durante todo o Carnaval em Pernambuco. De que estou falando?

Do frevo é claro! E há cerca de um ano os turistas que visitam o estado podem conhecer mais detalhes sobre o surgimento não só da música, mas da dança que embala milhares nas folias de momo.

Visite o Paço do Frevo, localizado bem no centro do Recife Antigo e você terá uma verdadeira aula de cultura popular.

Os três andares da antiga casa que foi restaurada abrigam salas de dança para quem deseja aprender a frevar, um centro de documentação com vasto acervo sobre o tema, escola de música, salas para exposições e um café.

É uma espécie de museu interativo, onde você vê o passado e o presente desse famoso ritmo pernambucano. Lá você aprende que 9 de fevereiro é o Dia do Frevo e que ele foi declarado patrimônio imaterial brasileiro pela UNESCO.

A entrada às terças-feiras é gratuita, mas pagar apenas R$ 6,00 (fev/15) para obter todo o conhecimento sobre esta arte popular é uma verdadeira pechincha.

Reserve pelo menos duas horas para a visita. Há vídeos contando a história do frevo além das exposições. A sala que chama mais atenção, é a do último andar em que fotos sobre o frevo servem de decoração para as paredes.

São imagens de quem faz as fantasias, quem toca os instrumentos, quem dança e até de quem só observa os foliões passarem.

No chão protegidos por telas de acrílico foram dispostos estandartes de dezenas de blocos, muitos deles centenários.

A visita é embalada pelo ritmo e outras marchas de Carnaval que tocam no sistema de som da casa. Não se assuste se no final da visita você começar a ensaiar alguns passos!
Marcadores: , , | edit post
0 Responses

Postar um comentário