Por dentro do Maracanã

Palco de inúmeras alegrias e algumas tristezas para os torcedores, o Maracanã não é só um dos estádios mais famosos do mundo. É também um ponto turístico que merece ser visitado por quem vem à cidade maravilhosa. Ainda mais depois da reforma que o transformou em arena para a Copa do Mundo de 2014.

O Tour Maracanã, como o passeio é chamado, acontece diariamente das 9h às 17h. Há visitas guiadas de hora em hora em inglês e português. Para quem não gosta de guias pode-se alugar audioguias ou baixar o aplicativo do tour no celular.

Dica da blogueira: faça o tour com o guia, pois a visita fica mais humanizada e você interage com o grupo de visitantes. O pagamento ( R$ 36,00 fev/15) pode ser feito em dinheiro ou cartão, o que já facilita a vida do turista.

O passeio começa pelo quinto andar onde fica a tribuna de honra e a área de imprensa do estádio. É interessante ver como hoje o local é bem mais confortável, mas bem menos pomposo do que nos tempos antigos.

O Maracanã já foi o maior estádio do mundo, mas após a reforma, a capacidade do local foi reduzida a menos da metade. Lá de cima você tem uma visão panorâmica de tirar o fôlego.

Em seguida você visita os camarotes no terceiro andar e logo após a arquibancada no primeiro nível. Ouve histórias sobre a construção, os jogos e os shows que aconteceram no estádio. Até missa com o papa João Paulo II aconteceu no estádio.

 O tour continua pela área que não está sempre aberta ao público: os vestiários. Dá para tirar fotos dos banheiros, hidromassagem, da sala onde os jogadores vestem os uniformes e na sala de aquecimento. Há camisas dos jogadores que mais se destacaram na Copa de 2014, que rendem boas fotos para os torcedores.

O ponto alto da visita acontece quando você entra nos corredores que dão acesso ao gramado e passa pelo famoso túnel por onde seguem os jogadores. Ao pisar no gramado, você tem toda a dimensão desse templo da diversão.

Vê o banco dos reservas, tem ideia da visão dos jogadores e, claro, aproveita para registrar esse momento para a posteridade. Não é permitido chegar ao centro do gramado, mas pisar no lugar em que poucos conseguem chegar nos dias de jogos já vale a visita.

Ao final, o turista é levado para um pequeno museu, onde estão expostas peças históricas como a bola do gol de número 1000 de Pelé, a camisa que Garrincha usou na Seleção Brasileira e a marca dos pés de Roberto Dinamite, o jogador mais famoso do Vasco da Gama. Há ainda uma estátua em homenagem ao maior artilheiro do Maracanã: Zico.

No primeiro andar você também pode virar criança e brincar com jogos interativos, além de visitar as salas onde acontecem as entrevistas coletivas antes e após os jogos.

Quando vier ao Rio, não deixe de fazer o tour mesmo que seu esporte preferido não seja o futebol. A visita é um verdadeiro gol de placa!


0 Responses

Postar um comentário