Um Rústico elegante!

O Rio de Janeiro possui alguns bairros que merecem ser explorados a pé. A Urca já foi tema de um post. Santa Tereza poderia ser de outro. No entanto, explorar a pé as ladeiras exige um preparo físico grande, que nem todos dispõem e sem os bondinhos fica mais difícil. Assim, recomendo aqui no Blog um programa de meio dia no bairro que, um dia, foi cotado para se tornar a Montmartre carioca.

Inicie o passeio pelos arcos da Lapa, vendo a arquitetura desse famoso cartão postal. Cuidado ao passar, proteja bolsas, celulares e câmeras, pois a área não é totalmente segura. Siga em direção do restaurante Ernesto, um dos mais tradicionais da cidade. Bem ao lado está uma das entradas de Santa Tereza: a rua Manuel Carneiro, onde está a Escadaria Selaron.

Decorada com inúmeros azulejos, hoje é um ponto turístico do bairro. O artista plástico chileno Jorge Selaron foi o responsável pela colocação dos materiais na época em que seu atelier estava aberto.

Além dos degraus, Selaron também decorou muros e muretas que ficaram com um colorido exótico. O artista teve uma morte trágica: em 2013, aos 65 anos, foi encontrado morto, queimado e o crime nunca foi esclarecido. No entanto, sua belíssima obras permaneceu e hoje é conhecida em várias partes do mundo.

Suba as escadas até o final, contemple a bela vista e siga subindo a ladeira para a esquerda.

Continue subindo em direção ao Largo dos Guimarães, e pergunte para os locais o caminho para o restaurante Rústico (ou Cafezito). Continue sua jornada pelo bairro observando o casario antigo e as ruas estreitas.

Funcionando desde 2013 com o nome de Cafezito, o lugar ganhou um forno a lenha  e passou a se chamar Rústico.

O lugar é agradabilíssimo, e a decoração define o nome do restaurante que tem uma enorme árvore em seu interior.  O cardápio para almoço ou jantar traz opções diferenciadas que agradam os paladares mais exigentes.

Para petiscar também há belas opções e as pizzas são deliciosas. Apreciar o sol se ponto neste lugar pode ser mágico. Porém, sair a pé após escurecer é perigoso e portanto, fica a dica de voltar de táxi para seu destino!
0 Responses

Postar um comentário