Domingão no Centro do Rio

O Rio de Janeiro continua lindo e contando com mais opções para aproveitar um final de semana na cidade. Se você mora, ou está a passeio aproveite um domingo e vá para a Praça Mauá, no Centro. A área foi revitalizada e é o mais novo point dos cariocas.

Algumas dicas: não use joias ou relógios caros, dê preferência às câmeras de celulares, use roupas leves e se informe antes sobre o trajeto que irá fazer. As obras continuam e as rotas de ônibus mudam constantemente, assim como ruas fechadas ao tráfego de veículos.

Minha sugestão de roteiro começa cedo: Chegue por volta das 9h na Igreja da Nossa Senhora da Candelária. Se estiver aberta, aproveite para visitar, pois o interior é belíssimo. Suba a Av. Rio Branco em direção à Praça Mauá.

O local foi aberto ao público recentemente, após as obras realizadas para as Olimpíadas. De fato a derrubada da Perimetral, antiga via expressa, descortinou uma nova visão da Baía da Guanabara para os turistas. O Museu do Amanhã ainda não foi inaugurado, mas sua arquitetura futurista já rende boas fotos.

Há o Cais do Porto que está sendo revitalizado e é o ponto de embarque e desembarque de luxuosos cruzeiros nacionais e internacionais.

Bem ao lado está o Museu de Arte do Rio, que traz para o público uma série de mostras temporárias em seis andares de salas espaçosas. A vista do terraço é espetacular, não deixe de tirar várias fotos. E confira os dias e horários de funcionamento no site da instituição.

Depois de sair do Museu, volte pela Av. Rio Branco em direção ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), siga em frente e vá até o Museu Naval para comprar os ingressos dos passeios de barco. Sim, a Marinha oferece dois passeios: o da Ilha Fiscal que sai em três horários diferentes na parte da tarde, e outro pela Baía da Guanabara. Escolha o último horário, para que tenha tempo de almoçar tranquilamente.

Volte em direção ao CCBB, pela rua Visconde de Itaboraí e entre no restaurante Cais (antigo Cais do Oriente), um oásis em pleno Centro. Na casa do século XIX há sempre alguma programação musical.

Quando estive lá havia um grupo de chorinho e não há cobrança de couvert artístico. O atendimento é muito bom, os pratos saem rapidamente e há um menu executivo excelente. Os preços são um pouco salgados, mas as porções generosas. Recomendo a carne de sol com purê de banana da terra. Quem provou aprovou!

Após o almoço vá fazer a digestão andando pelo Museu Naval e suas salas que contam através de cartas náuticas, pinturas e outros objetos um pouco da história das batalhas navais ocorridas no Brasil Colônia e no Brasil República. Uma verdadeira aula de história.

No horário indicado no ingresso esteja na portaria para a chamada do passeio de barco. E uma dica: não deixe para comprar o ingresso (R$ 25,00) na hora, pois a procura é grande. A blogueira aqui ficou sem o seu, por isso fico devendo detalhes dos passeios de barco para outro post! :-) Confirme antes de ir o funcionamento do local pelos telefones (21 2532-5992 - 21 2233-9165).
0 Responses

Postar um comentário