Passeios pelos fortes

A cidade do Rio de Janeiro tem muitas atrações para quem gosta de história. E há um circuito especial de visitação a alguns fortes que estão localizados na entrada da Baía da Guanabara. Este post tem como foco o Forte de Copacabana, palco de inúmeras passagens da história brasileira.

Localizado no final da famosa praia de mesmo nome, o forte começou a ser construído em 1908 como parte do sistema de defesa da cidade, impedindo a aproximação de navios inimigos da entrada da Baía.

Para chegar lá você pode optar por metrô ou ônibus, pois várias linhas passam bem próximo. Não vá de carro, pois não há estacionamento.

Hoje o Forte é um complexo cultural-gastronômico que engloba o Museu Histórico do Exército, dois cafés e uma ampla agenda de eventos como apresentação de corais e exposição de carros antigos. Por isso, é bom reservar uma manhã inteira para o passeio.

A bilheteria fica bem junto ao Pórtico de entrada (R$ 6,00 adultos nov/15) e dá direito à visitação de todas as áreas do Forte. O Museu funciona de terça a domingo, inclusive aos feriados, a partir das 10h. Bem próximo à entrada é exibido um vídeo com a história do local, e o visitante pode ter uma ideia do percurso a fazer.

Passe para a visita ao Museu, que foi transferido para o Forte em 1987. Ele possui vários salões que contam a história das guerras no país e do exército desde o Brasil Colônia.

Objetos utilizados em campanhas, bonecos que retratam cenas de importantes batalhas (como a dos Guararapes, em Pernambuco), móveis, condecorações, biografias dos presidentes militares e pinturas são alguns dos materiais que podem ser observados pelos visitantes.

Saindo do Museu, passe para a Cúpula dos Canhões, que fica na parte de cima da estrutura construída. Prepare o celular, pois você irá tirar as mais belas fotos da Orla de Copacabana e de Ipanema, já que o Forte fica bem no meio das duas praias mais conhecidas do Rio.

Em seguida, desça e vá para a parte interna no Forte. Você irá se surpreender com o espaço interno que abriga diversas salas, armamento, banheiros e mobiliário. tudo montado como se estivessem esperando uma batalha nos anos 40/50. Eu me senti em um bunker na Segunda Guerra Mundial, como vi nos filmes.

Ao sair, a fome já apertou, então escolha um dos dois restaurantes do Forte: a filial da tradicional Confeitaria Colombo ou o Café 18 do Forte. Aproveite as cadeiras na parte externa para comer com a vista para o mar.

Caso os dois locais estejam lotados (o que é comum nos finais de semana), outra excelente opção é o restaurante Americana, a algumas quadras do Forte (Av. Rainha Elizabeth, 100). Recomendo o churrasco misto à gaúcha ou o frango à cubana. Os pratos servem duas ou três pessoas, pois são muiiito fartos!

0 Responses

Postar um comentário