Rumo ao Norte – Viana do Castelo

Assim como Porto, Braga e Guimarães, Viana do Castelo é outra joia do Norte português. A cidade litorânea cresceu ao longo do rio Lima e possui um centro histórico muito bem preservado.

O turista deve dar atenção especial à arquitetura da cidade, com casario preservado que contrasta com construções modernas com design inovador.

Viana é famosa por suas festas que acontecem em agosto, como a celebração da Romaria de Nossa Senhora da Agonia, uma tradição que vem do século XVIII. Tudo acompanhado por música é claro.

É nessa época que as ruas se enchem de carros alegóricos, barracas com comidas típicas e as pessoas usando trajes tradicionais.

As mulheres, por exemplo, vestem múltiplas saias coloridas, blusas finamente tecidas e tamancos decorados. Destaque para as filigranas que usam: brincos e colares feitos pelo que há de mais tradicional na ourivesaria portuguesa.

Visite a Igreja da Misericórdia onde encontram-se painéis de azulejos portugueses, representando passagens bíblicas e o Museu do Traje na Praça da República.

Lá você irá conhecer um pouco da história do país através da indumentária.


Para quem gosta de artesanato, a dica é visitar a loja Arte Viana, onde há tradicionais trajes, ourivesaria, bordados entre outros produtos da melhor qualidade.

Se você passar um dia inteiro em Viana do Castelo ainda terá tempo para visitar o Monte de Santa Luzia, onde está a Basílica do Sagrado Coração de Jesus e que foi inspirada na Basílica de Sacré Cœur em Paris. Do alto aproveite a vista da cidade e da foz do rio Lima encontrando o mar.

Ah, e não saia de Viana sem tomar um café e provar os doces da Confeitaria Natário, localizada bem pertinho do Museu do Traje.

O carro-chefe são as Bolas de Berlim, conhecidas no Brasil como bolos ou sonhos recheados. Os doces de massa folhada são também maravilhosos, de dar água na boca!
0 Responses

Postar um comentário