Rumo ao Norte - Braga

O Norte de Portugal tem muitos atrativos para o turista que visita o país. Caso você tenha oportunidade, estique sua viagem até essa região, ou mesmo programe-se para explorá-la de carro ou ônibus por alguns dias. As maiores cidades são Porto e Braga. A primeira já foi tema de vários posts deste Blog, portanto agora as dicas serão sobre o “Coração do Minho”, como Braga é chamada.

Com vestígios de ocupação há 2 mil anos, ela é a cidade mais antiga do país. Na Roma Antiga era conhecida como Bracara Augusta e uma das mais importantes regiões do Império Romano. Braga alia história e modernidade, pois hoje é considerada o “Vale do Silício” de Portugal, onde se instalaram diversas empresas ligadas à produção de softwares e tecnologias de ponta.

A cidade tem ares antigos e juvenis em função dos edifícios e ruínas históricas que se misturam às centenas de estudantes das universidades locais. Cercada por montanhas tem um clima agradável na primavera (maio/junho), época ideal para ser visitada, quando o turista poderá participar de festividades como a Braga Romana com shows, dança, fantasias e comidas típicas em um cenário que remonta à Roma Antiga.

Uma dica de hospedagem é o Mercure, excelente hotel bem no centro da cidade e com atendimento perfeito e instalações de design arrojado. Próximo há um restaurante delicioso é o Marisqueira de Braga (Av. Liberdade, 157), especializado em frutos do mar. Prove a sapateira recheada (Eu 25), uma espécie de caranguejo gigante e delicioso. O vinagrete de polvo também é de lamber os beiços!

A gastronomia local também oferece inúmeros pratos com o bom e velho bacalhau. Há o arroz de pato, o famoso vinho verde e os deliciosos doces como o toucinho do céu.

Para um lanche rápido prove uma francesinha, espécie de sanduíche com pão de forma divinamente recheado com carnes, acompanhando de molho e batatas fritas.

Eu recomendo o Taberna Belga, sempre cheio porque é o melhor da cidade segundo meu primo. O prato é enorme por isso peça um para duas pessoas.

Para os amantes da música, Braga é um prato cheio pois é um centro de produção de cavaquinhos, violas e guitarras. Estas últimas, inclusive, deram origem ao ukelele, usado no Havaí. Eu visitei a loja APC Instumentos, bem pertinho da Sé.

Como você pode ver Braga oferece muito ao viajante, por isso recomendo ficar pelo menos dois dias na cidade para conhecer os principais pontos turísticos e a gastronomia local. Não deixe de ver: 

A Sé Catedral  - Localizada no centro histórico da cidade é a catedral mais antiga do país.  Com influências dos estilos Gótico e Barroco seu interior impressiona, principalmente os órgãos.

Vá ao museu que tem exposição de peças de arte sacra e veja na Capela dos Reis os túmulos de Dom Henrique e Dona Teresa, pais do primeiro rei de Portugal D. Afonso Henriques.

O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro - Conhecido apenas como Sameiro surgiu no século XIX quando lá foi instalada a  imagem de Nossa Senhora da Conceição. É um dos centros de maior devoção mariana em Portugal. A capela com a imagem fica aberta 24 horas e à noite o lugar tem uma iluminação especial que torna o ambiente mágico. 

O Santuário do Bom Jesus do Monte - Situado na parte alta da cidade, é lá que você verá a mais bela vista panorâmica de Braga. A igreja está totalmente restaurada, assim como os belíssimos jardins que fazem parte do Parque Bom Jesus.  Há ainda um hotel para quem gosta de se hospedar em locais mais tranquilos.

No entanto, o destaque do conjunto são as famosas escadarias e suas fontes. A dica da visita é descer as escadas, e subir de volta pelo funicular movido à água.

Ao longo dos mais de 500 degraus o turista poderá observar imagens da Via Sacra e as fontes que fazem alusão aos cinco sentidos (visão, tato, audição paladar e olfato) e às três virtudes (fé, esperança e caridade). O local serviu de inspiração para o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas, em Minas Gerais. 

A Citânia de Briteiros - Fica nos arredores da cidade e é um dos locais arqueológicos mais bem preservados da região do Minho.  São fundações de mais de 150 construções de pedra, estradas pavimentadas, currais e canais de água.

Braga pode também ser o ponto de partida para visitar outras cidades como Guimarães, que já abordamos neste Blog, Viana do Castelo e até Santiago de Compostela, na Espanha. Estas viagens ficam para os próximos posts!
0 Responses

Postar um comentário