Nos arredores de Lisboa

Quem visita Portugal e se hospeda em Lisboa tem a opção de conhecer algumas cidades próximas em passeios de apenas um dia. Eu recomendo o trio Cascais, Estoril e Sintra, que conjuga mar e montanha com belas paisagens.

Cascais - A cidade está a somente 20km de distância de Lisboa, e tem belíssimas praias com um mar que varia entre os tons azul e verde. O vento às vezes atrapalha um pouco, mas o clima é bem parecido com o do Brasil em determinadas épocas do ano.

Passar o dia em Cascais é uma delícia, principalmente se estiver um dia ensolarado. Ande pela orla, pelas esplanadas e tire fotos com a marina ao fundo. A cidade ainda abriga campeonatos de surf e windsurfe e para quem gosta de golf há vários campos na cidade.

O charme de Cascais talvez venha de sua arquitetura, com palacetes dos séculos XIX e XX. Não deixe de visitar o Museu dos Condes de Castro Guimarães.

Localizado em uma linda mansão que pertencia ao Conde, ele foi criado após a morte do proprietário, que doou todo o palacete, incluindo os móveis para o município. O acervo é constituído por coleções de pintura, porcelana, ourivesaria, azulejos, têxteis e leques.

A cidade teve origem em uma vila de pescadores, e por isso o Museu do Mar é uma boa forma de conhecer o passado do local.

Há coleções de trajes e objetos relacionados à atividade pesqueira como réplicas de embarcações.

Estoril - A cidade tem muitas histórias ligadas à Segunda Guerra Mundial, quando abrigou fugitivos do nazismo, mas o Cassino de Estoril, o maior da Europa, é a atração mais famosa do lugar.

Para chegar lá, além do carro há também a opção do trem, ou comboio como dizem os portugueses. Consulte os horários pelo site. Há paradas em Estoril e Cascais. Partindo de Lisboa em menos de 30 min você chega lá.

Caso visite Estoril entre junho e setembro aproveite para visitar a maior feira de artesanato de Portugal, a FIARTIL, que expõe produtos de diversas regiões, incluindo produtos gastronômicos.

A minha dica é juntar as duas cidades no mesmo dia, passar a manhã em Cascais, almoçar por lá e depois passar a tarde e ver o por do sol em Estoril.

Sintra - Outra escapada a partir de Lisboa é Sintra, cidade pela qual tenho especial predileção, pois conjuga história e belas paisagens verdes e montanhosas. Distante a apenas 30 km da capital portuguesa Sintra é Patrimônio Mundial declarado pela UNESCO. Localizada na serra de mesmo nome, ela faz parte do Parque Natural Sintra-Cascais.

Há trens que partem de Lisboa, mas chegando à estação ferroviária de Sintra você deverá pegar os ônibus turísticos 434 e 435 (saída às 9h15) que param nos pontos principais da cidade: o centro histórico, o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros e o Palácio da Regaleira.

Minha dica é para você ir de carro, pois de trem ao chegar lá terá que pegar os ônibus ou andar muito para ver as atrações que não estão próximas umas das outras. São mais de 10 monumentos nacionais, incluindo palácios, ruínas e parques que estão espalhados pelas colinas da região.

Há ainda as agências que vendem passeios de um dia para Sintra, mas com o carro você terá mais liberdade de horários, podendo aproveitar mais o dia. No verão pode ficar difícil estacionar o carro, por isso evite os finais de semana.

Estacione próximo ao centro histórico, e comece a sua visita por ali. Vá direto para o Palácio Nacional  cujas gigantescas chaminés impressionam o visitante. Ele foi muito utilizado pela nobreza entre os séculos XV e XIX, devido ao clima ameno do lugar. Cada sala é decorada de uma forma diferente além de abrigar azulejos dos mais diversos tipos.

Ao sair do palácio pegue as ruas estreitas, passe nas lojinhas e pare para lanchar em uma das cafeterias, pois o dia será longo. Vá na Casa Periquita e prove os travesseiros e as queijadas, doces tradicionais da região.

Em seguida, parta para o Castelo do Mouros, que na verdade são ruínas cujo elemento mais interessante são as muralhas. Prepare a câmera, pois lá de cima você tem uma vista fantástica da cidade. O Castelo foi conquistado no séc. XII pelo primeiro rei de Portugal, D. Anfonso Henriques, após anos de dominação moura.

Fique atendo pelo caminho, pois Sintra possui uma infinidade de quintas e mansões que trazem ao local um ar bucólico. Por último, vá ao Palácio da Pena, a joia de Sintra na minha humilde opinião. Situado em um dos pontos mais altos da região, o Monte da Pena, tem o exterior pintado em cores exuberantes e seu interior está muito preservado.

Caso ainda sobre um tempinho, encerre o tour por Sintra no Palácio e Quinta da Regaleira, que tem nos jardins o principal atrativo turístico, com grutas e lagos, além de túneis e símbolos maçônicos. Há ainda um belíssimo restaurante onde você poderá se sentir um verdadeiro nobre!
0 Responses

Postar um comentário