Um giro por Tavira


Uma das cidades do Algarve mais próximas da Espanha é Tavira. Cortada pelo rio Gilão que desagua no Parque Natural da Ria Formosa, pode ser visitada em passeios de um dia a partir de Faro.

Caso queira conhecer a parte histórica e as praias, aí recomendo passar mais tempo.

Um bom lugar para se hospedar é o Hotel Princesa do Gilão, que fica bem em frente ao rio e tem estacionamento próprio. Tente reservar um quarto com vista para a cidade, pois a visão das águas calmas ao entardecer é belíssima.

Tavira deve-se descobrir a pé, pelas ruas por onde passaram fenícios, romanos, árabes, judeus e cristãos. Atravessando a ponte em frente ao hotel você chega à parte antiga. Extremamente limpa e conservada, passear por lá é uma delícia no verão.

Entre os principais monumentos estão a Igreja de Santa Maria do Castelo e o Castelo de Tavira.

A matriz da cidade foi construída sobre a maior mesquita que existiu no Algarve, no século XIII pela Ordem de Santiago, após a expulsão dos árabes.

Destaque para o relógio que marca a paisagem com seu branco, contrastando com o céu azul.

Já o Castelo é o local ideal para ter uma visão panorâmica de Tavira. Estudos apontam que ele foi construído na época da dominação árabe (séc XII), quando o local se chamava al-Tabira.

Restam apenas as muralhas e os jardins que são muito bonitos. A vista do alto é bela. O local é cercado por lendas como a da moura, filha de um antigo governador árabe, que aparece chorando nas noites de São João.

A Igreja da Misericórdia, construída em 1540, também é outro ponto de destaque. E aí vai uma dica: nestelink você baixa audioguias para seu celular para quando for à cidade, e assim vai recebendo as informações enquanto caminha por ela!

A Ponte Romana e seus sete arcos é outro atrativo, assim como o Jardim do Coreto e o Mercado da Ribeira.

Este último um belo lugar para comer já que abriga alguns restaurantes e lojas de souvenirs. O Mercado Municipal é onde você encontrará frutas, doces e produtos frescos como os pescados.

Para quem tem mais tempo para ficar na cidade, vale conhecer o Parque Natural da Ria Formosa, formado por lagoas salgadas, planícies de lama das marés e ilhas de areia. Há passeios de barco que partem do Porto de Tavira. E as praias como Tavira, do Barril e Terra Estreita fazem com que sua estada tenham que ser estendida na cidade.


0 Responses

Postar um comentário