Um passeio por Setúbal

Portugal é sempre um belo destino a ser visitado, seja pela facilidade do idioma, seja pelas inúmeras atrações que possui para o turista.

Já fiz vários posts sobre cidades portuguesas, o que inclui a capital. No entanto, a região metropolitana de Lisboa também deve estar na rota dos turistas que desejam conhecer Portugal.

O distrito de Setúbal, por exemplo, rende um passeio de um dia inteiro, que pode ser feito a partir de Lisboa.

De carro, atravessando o rio Tejo em direção a Setúbal, passamos pela Serra da Arrábida para chegar às praias.

São várias que ficam dentro do Parque Nacional de mesmo nome: Alpertuche, Portinho, Creiro, Coelhos, Galapinhos, Figueirinha. Algumas você só chega após passar por uma trilha no meio do mato.

Eu já visitei Portinho, que é pequena e charmosa. Passaria o dia ali tranquilamente! Nos finais de semana de verão os engarrafamentos devem ser enormes, visto que para chegar a ela você desce uma rua sem saída, com pouco espaço para manobras.

A praia possui restaurantes, pontos de apoio e quiosques que podem ser alugados. A água é congelante, mas nada que espante os locais, pois vi muitos fazendo sup (stand up paddle) no mar calmo e de cor esmeralda.

De lá segui para Figueirinha, maior e com mais espaço para estacionamento. Ali você pode levar sua canga, aproveitar a praia e depois almoçar no restaurante próximo.

A faixa de areia é maior e lembra as praias do Rio de Janeiro, o mar é calmo, com águas transparentes e convida para o banho.

A minha dica para almoço é o restaurante Casa Lagarto, na cidade de Setúbal mesmo. Prove o choco frito, um molusco muito apreciado na região, que é trazido do mar do Norte e do Oceano Índico. É servido em doses, (porções como dizemos no Brasil) com batatas fritas por cerca de 14 Euros. As lulas também são deliciosas!

Na parte da tarde você pode passar o dia andando pelo centro histórico, onde fica a Praça de Bocage, e outros pontos turísticos como o Convento de Jesus, Igreja de São Julião, Casa da Cultura, entre outros. Setúbal oferece outros lugares para visitar como o Estuário do Sado e Tróia, mas esses ficaram para a próxima viagem.

Minha sugestão é terminar o dia indo em direção à Almada, cidade que pertence ao distrito de Setúbal, onde você poderá visitar o Santuário Nacional de Cristo Rei.

Como ele fica a mais de 100 metros acima do nível do Tejo, oferece uma vista diferenciada de Lisboa e da ponte 25 de abril. O Cristo Rei foi inspirado no Cristo Redentor, famoso ponto religioso e turístico do Rio de Janeiro.

Atravessando a ponte em direção à Lisboa, a dica para terminar o dia é petiscar na taberna na Casa do Alentejo. Essa foi uma indicação preciosa do meu amigo Luiz Alberto que mora na terrinha. Localizada no centro histórico da cidade a Casa é na verdade uma espécie de centro cultural dedicado a reunir os alentejanos que moram na capital, e a difundir a cultura dessa região do país.

O Palácio Alverca, onde está instalada a Casa, é uma joia rara com ambientes decorados no estilo da arquitetura mourisca. Já foi residência, cassino e hoje abriga também um restaurante e uma taberna.

O restaurante tem salões impressionantes, ornamentados com painéis de azulejos dos séculos XVII e XX. Já a taberna é um espaço menos formal, mais moderno e ótimo para finalizar o dia, pois fecha às 22h30. Prove os queijos e o misto de enchidos! Hummmm.


0 Responses

Postar um comentário