Pé na areia, água de coco...

O litoral sul de Pernambuco tem excelentes opções de praias com águas mornas e piscinas naturais. As mais famosas são Porto de Galinhas e suas vizinhas Muro Alto e Maracaípe. Todas já foram abordadas em textos neste blog. 

No entanto, há locais menos badalados que garantem mais tranquilidade e relaxamento para quem quiser se livrar do estresse dos grandes centros urbanos. A minha dica da vez é explorar Serrambi e arredores, que oferecem belas paisagens e praias quase desertas.

Serrambi fica no município de Ipojuca, o mesmo de Porto de Galinhas, e está cerca de 70km distante de Recife. 

Seguindo a PE-60, você passa pela entrada de Porto e segue em frente até a sinalização indicar a entrada de Serrambi. A estrada não é um tapete, mas está sem buracos e leva até o centrinho da vila.

Para os mais afortunados há o Serrambi Resort, que em tempos de pandemia não é recomendável divido às aglomerações. Eu preferi escolher uma pousada acolhedora, com poucos quartos e atendimento nota 10. 

A Pousada Santo Aleixo fica bem no meio da praia de Serrambi. Possui estacionamento e um deck que termina diretamente na areia da praia. O café da manhã é bem farto com vários tipos de frutas, bolos, um delicioso pão de queijo e a tradicional tapioca feita na hora.

Minha dica é levar as bebidas (água, cerveja, vinho, refrigerantes etc) que você irá consumir e colocar no frigobar. E nas refeições pedir aos restaurantes para entregar na pousada. Eles têm os cardápios na recepção. 

O restaurante Corais de Serrambi, tem ótimos preços e a comida é deliciosa. A pousada disponibiliza pratos, copos e garfos para você utilizar. Não recomendo ficar nas barracas de praia, que têm preços bem salgados para frutos do mar e bebidas.

Minha sugestão é ficar pelo menos três dias inteiros em Serrambi para aproveitar bem todos os passeios. 

E fique atento para a tábua das marés, pois o melhor período para ir é durante a maré baixa. Então programe-se para aproveitar melhor o passeio.

No primeiro dia, a sugestão é caminhar para o lado direito da praia de Serrambi. Em poucos minutos você chegará nas piscinas naturais, formadas por arrecifes que lembram a praia de Muro Alto. 

Caso ainda estejam cheias, vale o banho nas águas mornas. Seguindo em frente você chega ao ponto onde o mar furou o paredão e forma uma imensa piscina na maré baixa. 

Ao redor, barraqueiros  se instalam oferecendo petiscos e bebidas para quem quiser ficar o dia todo alí, ou até quando a maré subir.

Continuando a caminhada, você verá uma grande extensão de coqueirais e uma praia quase intocada. Há pouquissímas construções à beira mar e muitos arrecifes e piscinas para você escolher onde tomar banho. 

Leve água e algum alimento como biscoitos ou barras de cereais, pois não há nada sendo vendido nesse trecho da praia.

A praia de Serrambi tem o formato de um C e virando na extremidade você segue em direção à Toquinho, outro lugar para ser explorado, mas em outro dia. 

Retorne, aproveitando as piscinas, a paisagem, o sol, o vento e relaxe no deck da pousada, saboreando belos camarões ao alho e óleo que você pode encomendar no restaurante Corais de Serrambi. 

No segundo dia, a sugestão é caminhar para o lado esquerdo da praia. Esse é um passeio que só é feito na maré baixa. 

Caminhando você chega até um pequeno muro de pedras, que possui passagem para pedrestres e a partir dali está na área do Serrambi Resort. 

Como a praia é pública, se quiser você pode ficar com sua canga estendida ali, ou seguir em frente até a praia de Enseada.

A orla tomada por casas de veraneio com algumas passagens de acesso público à praia para quem for de carro. 

A cor da água varia de azul escuro ao verde claro dependendo da profundidade e há dezenas de piscinas que chamam para os mergulhos com snorkel para ver a vida marinha. 

Recomendo passar um tempinho por ali e aproveitar as águas mornas e calmas.

Continue a caminhada, observe as lindas casas construídas à beira mar que quase privatizaram a praia até seu limite: o rio Maracaípe. 

Ali na maré baixa surgem bancos de areia e você consegue atravessar a pé para a praia de mesmo nome. Não tente fazer isso se a maré não estiver seca porque a correnteza é forte. 

Tome um banho refrescante no rio e se prepare para a caminhada de volta. A dica de levar água e alimentos também vale para este segundo dia.

O que há para fazer à noite em Serrambi? Na vila perto da pousada há poucas pizzarias e restaurantes. O agito fica em Porto de Galinhas, para onde muitas pessoas vão, já que fica cerca de 20 min de carro pela PE-051. 

Para quem quer tranquilidade a dica é levar queijos e vinhos e aproveitar o luar no deck da pousada.

No terceiro dia, você pode ir de carro para a praia de Toquinho, fazer um passeio de barco na Ilha de Santo Aleixo ou ficar na pousada aproveitando a praia em frente que é uma delícia. É como a música diz: pé na areia, água de coco...

Toquinho e a Ilha ficam para um próximo post

0 Responses

Postar um comentário