Em busca do frio em Campos do Jordão - Dia 1

Viajar durante uma pandemia requer muitos cuidados, e principalmente planejamento. Com dólar nas alturas e problemas para entrar em diversos países, o turismo interno é a bola da vez.

E para quem gosta de curtir um frio, e fazer muitos programas ao ar livre Campos do Jordão (SP), Santo Antônio do Pinhal (SP), São Bento do Sapucaí (SP) e Monte Verde (MG) são quatro cidades que oferecem ecoturismo, ótimas opções gastronômicas e estão próximas. 

Além disso, estão na área da Serra da Mantiqueira, cadeia montanhosa que se estende por três estados do Brasil: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

Então, aqui vai uma sugestão de roteiro para quem quiser curtir cada uma delas durante das férias.

Campos do Jordão (SP) fica distante cerca de 2h30 do aeroporto de Guarulhos. Alugar um carro é bem interessante, pois a estrada é muito boa. Há quatro pedágios até chegar lá e por isso, vale separar dinheiro porque só aceitam cartões com a tecnologia de pagamento por aproximação.

Me hospedei na Pousada Casa São José com um ótimo custo-beneficio, pois está a 500m do centrinho de Vila Capivari o bairro mais turístico de Campos, e onde está a maior parte dos restaurantes e lojas mais transadas.

Os quartos são confortáveis e limpíssimos, com aquecedor que faz toda a diferença nas noites frias. A pousada pertence a uma irmandade católica. No século passado, era uma casa para hospedar familiares dos doentes que iam se tratar de tuberculose em Campos do Jordao. 

Hoje a Casa é um meio de hospedagem que oferece café da manhã farto e delicioso, com todos os protocolos de higiene, e tem um atendimento excepcional.

Ficar entre 3 a 4 dias na cidade é o ideal para conhecer as principais atrações, passear pelas ruas e visitar os centros comerciais. A dica é visitar Campos do Jordão entre segunda e sexta-feira, quando a cidade está mais vazia, e os preços de hospedagem mais em conta, já que nos finais de semana o local lota com os turistas.

Aproveite o período do dia para fazer os passeios e visitar as atrações turísticas. Quando a tarde cair vá caminhar pelas ruas do Capivari. Durante a semana a maioria das lojas abre às 10h e fecha às 18h30, mas algumas ainda ficam abertas até por volta das 20h. 

Come-se muito bem em Campos e também gasta-se muito, pois os restaurantes têm valores bem altos em comparação a outras cidades turísticas. Por isso se prepare para gastar pelo menos R$ 100 por pessoa, para cada refeição por lá.


Para jantar em grande estilo vá ao Matterhorn que é empório na parte de baixo e restaurante na de cima. O raclete é excepcional, servido com com batatas, tábuas de frios, pão italiano e pinhão cozinho com picles e palmito. Dá tranquilo para dois casais se fartarem. Você ainda pode escolher o vinho no empório e consumir no restaurante. 

O local é super acolhedor e quando estive lá o músico Régis arrasou tocando piano, desde músicas eternizadas por Frank Sinatra, até Cold Play sem deixar de passar por Tom e Vinícius. Uma ótima opção para iniciar a semana em Campos.

0 Responses

Postar um comentário