Em busca do frio em São Bento do Sapucaí - Dia 6

São Bento do Sapucaí é uma pacata cidade paulista que deixa os turistas encantados. Não só pelo ar de montanha, pelo friozinho no inverno mas pelas opções gastronômicas. 

Uma delas é a visita à fábrica do Queijo do Baú, que fica no Sítio Antônio, cerca de 30 min do centro de Sapucaí. A visita é com hora marcada e precisa ser marcada com antecedência.

Dica preciosa: se você estiver dirigindo, coloque no celular a busca pelo Google, pois o Waze te manda por estradas de terra horríveis pelo caminho mais difícil.

A Jéssica, proprietária do sítio é quem faz o queijo e explica todo o processo. 

Você visita os currais, vê o Rio Baú que nasce na serra e corta o sítio, lê um pouco da história do queijo e da Serra da Mantiqueira no pequeno museu que ela montou, e ainda vê a sala com temperatura e humidade controladas onde os queijos são colocados para "envelhecer".

Super simpática, ela esclarece todas as dúvidas e você pode fazer a degustação de queijos com 20, 30, e até 60 dias de maturação. 

Não saia de lá sem levar pelo menos uma peça do queijo, ele é delicioso, tem um aroma diferenciado e é ótimo para ser degustado com geleias ou embutidos.

Uma outra dica de restaurante em São Bento é o restaurante Taipa, que serve comida mineira da melhor qualidade. 

Com buffet ou a quilo a sobremesa de doces caseiros mineiros é de graça! A ambientação do lugar é um charme, com peças antigas do século XVIII, como o ferro de passar a carvão.

Para fazer a digestão, nada melhor do que visitar o Museu do Zé Pereira e o Centro de Artesanato que ficam bem pertinho do restaurante no centro da cidade.

Logo em seguida vá para o Bairro do Quilombo para conhecer o centro de artesanato de lá. 

A primeira parada foi o Espaço Arte no Quilombo que reúne trabalho de 80 artesãos locais. São peças belíssimas, que utilizam muita palha de bananeira e bambu.

Outro destaque é o Atelier do Ditinho Joana que esculpe em madeira desde 1974 peças lindas, que retratam pessoas do campo, a vida no interior. 

A peça símbolo do artista é uma botinha surrada. Fomos recebidos pelo filho dele , Sr. Alexandre, que nos contou a história do pai e nos acompanhou no pequeno museu na entrada do atelier.


A cidade também conta com duas capelinhas de mosaicos, uma delas próxima à prefeitura.

Para curtir a noite em São Bento a dica é o Blues Bar, voltado ao rock com lareira  música ao vivo. 

Prove o drink com o nome da casa pois é delicioso. Preços honestos e atendimento super simpático fazem deste local uma ótima opção para peticar e bebericar. 

O dono do Blues, seu Carlos, tem uma banda, a Pinho Bravo, e para ver o clip com a Pedra do Baú ao fundo clique aqui.



0 Responses

Postar um comentário