Um pequeno paraíso

Alagoas é um dos meus destinos preferidos aqui no Brasil.  E por que? Praias de águas verdes e quentes, sol durante boa parte do ano, preços em conta, artesanato belíssimo e povo simpático. Quer mais? Bem, nesse estado brasileiro se encontra um pedacinho de litoral que é o verdadeiro paraíso.

Em São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, municípios distantes cerca de 100km de Maceió, você encontra as praias mais lindas e as pousadas mais charmosas do país. Aí vocês me perguntam, e Fernando de Noronha? Sim, Noronha tem praias de tirar o fôlego, mas é um lugar complicado de se chegar, a hospedagem e a alimentação são caras, fora a taxa de preservação. Além disso, o atendimento (pelo menos na época em que estive lá) não é uma Brastemp.

As duas cidades alagoanas reúnem mais predicados. Vamos a eles:

São Miguel dos Milagres

Segundo as informações no site do Governo de Alagoas, o nome da cidade tem origem na lenda sobre um pescador que, muito doente, encontrou uma imagem de São Miguel numa praia e se curou imediatamente. As praias do Riacho, do Toque e Tatuamunha têm um visual incrível. Além de ficar tostando ao sol, é possível fazer um passeio de barco nas águas do Rio Tatuamunha, local de preservação do peixe-boi, que pode ser visto nadando entre os manguezais. Para o passeio recomendo o jangadeiro Reginaldo (82-99961503 ou 91145331)

No alto do Morro do Cruzeiro pode-se sentir o quanto é encantadoramente bela a magnífica paisagem litorânea.
                                                                              Foto: acervo pessoal

Foz do rio Tatuamunha.
                                                                             Foto: acervo pessoal
Praia de Tatuamunha
                                                                              Foto: acervo pessoal
Até em dias de chuva o visual é estonteante

Em São Miguel também é possível fazer os passeios às piscinas naturais. Na maré baixa, bem seca mesmo, você pode até ir a pé, de jangada ou a bordo de uma Ferrari...
                                                                               Foto: acervo pessoal
 


 Porto de Pedras

Em tempos de Cabral, o local foi palco de lutas entre portugueses e holandeses e ainda hoje é possível ver o casario (de fato pouco preservado) dos séculos XVII a XIX. As praias da Laje e do Patacho (as mais preservadas da região) guardam em suas areias artefatos dessa época. Em 2008, foram localizados moedas, cerâmicas e outros objetos que supõe-se terem sido trazidos pelas correntes marinhas e que estavam em naus naufragadas na região. 
                                                                             Foto: acervo pessoal
 Praia do Patacho - para chegar precisa passar por uma fazenda de coqueiros
                                                                              Foto: acervo pessoal
 Praia da Laje - também deserta e igualmente linda

Do farol, localizado no alto do morro, pode-se observar a imensidão do litoral formado pelas lindas praias. E a travessia de balsa pelo Rio Manguaba, que divide o município com o de Japaratinga, proporciona outro belo espetáculo, principalmente no final do dia com o pôr do sol.
                                                                               Foto: acervo pessoal
 Travessia do rio Manguaba, deixando Japaratinga...
                                                   Foto: acervo pessoal
  ...e chegando a Porto de Pedras

 Serviço:


Tanto São Miguel, quanto Porto ficam na chamada Rota Ecológica. Quem já escreveu muito sobre o lugar é o blogueiro Ricardo Freire. Dá uma conferida aqui. Algumas informações não estão atualizadas. A Pousada Costa das Pedras, por exemplo, era uma excelente opção (barata e serviço excelente) mas fechou. No geral os posts são uma excelente referência do local.

Quantos dias?  3 dias/ 4 noites dá para conhecer tudo. Mas se você quer esquecer da vida, fique uma semana.

O que fazer? Passeios às piscinas naturais, no rio Tatuamunha para ver o peixe-boi, cavalgadas, "jiboiar" ao sol, ler um bom livro balançando na rede, namorar nas praias desertas, ou simplesmente praticar o "nadismo" olhando para aquele marzão verde!

Onde ficar? Há várias pousadas de charme para todos os bolsos. Eu gosto muito do Hotel Costa dos Corais, que tem um ótimo custo benefício. E para quem tem crianças é uma boa dica.

Como chegar? De carro, tanto a partir de Maceió (1h30min de viagem) ou Recife (2h/2h30min). Prepare-se para estradas esburacadas e sem sinalização em Alagoas, por isso vá com calma. Para chegar às praias é preciso passar por acessos de terra, mas se o meu Fiesta 1.0 / 98 passou qualquer carro passa!

Quando? Evite os meses de maio a agosto, quando chove cântaros e há a chamada maré alta, que avança coqueirais a dentro. A melhor época é entre setembro e novembro, na baixa temporada.




Marcadores: , | edit post
0 Responses

Postar um comentário