Alexandria: uma jóia aos pés do Mediterrâneo

Alexandria é uma jóia aos pés do Mediterrâneo. Localizada no Delta do Nilo, foi fundada em 322 AC por Alexandre (O Grande) e hoje é a segunda maior cidade do Egito. Visitá-la é lembrar de personagens clássicos da história como Cleópatra, Júlio Cesar e Marco Antônio, e de monumentos que já não existem mais como a biblioteca e o farol de Alexandria.

A primeira foi destruída por César em 48AC, mas quem for à cidade poderá ver outra, bem mais moderna e com uma arquitetura arrojada.

O formato da nova biblioteca lembra o disco solar e um espelho d´água faz alusão ao rio Nilo.

Já o farol, uma das sete maravilhas do mundo antigo, estava situado onde hoje há a fortaleza de Qait Bay. No local, bem à beira mar, é possível relaxar sentado nas muradas e apreciar o azul turquesa do Mediterrâneo.

A orla é muito bem conservada e frequentada pelos moradores da cidade para passeios e pescaria. Aproveitar a praia, somente se for de roupa, afinal este é um país com 80% da população muçulmana.

O ar em Alexandria é mais puro que o do Cairo e para respirá-lo precisamos percorrer uma estrada no meio do deserto por quase três horas.

Outro programa interessante para fazer lá é passear pelos belos jardins do palácio do rei Farouk, ou visitar as catacumbas de Kom El-Shuqafa.

Para quem tem poucos dias no Egito não aconselho ir a Alexandria. Esta cidade merece mais que apenas poucas horas para ser descoberta. É melhor programar-se para passar dois ou três dias por lá.

Marcadores: , | edit post
0 Responses

Postar um comentário