Minha jangada vai sair pro mar...

Um passeio de jangada é uma das melhores coisas a se fazer quando visitamos o Nordeste. Em Maceió ele é é oferecido pelos jangadeiros da praia de Pajuçara. Muitas pessoas acabam não optando por visitar as piscinas naturais, por falta de tempo ou mesmo receio devido à poluição das praias. Eu derrubo esses dois argumentos.

Em primeiro lugar quem diz quanto tempo o passeio vai durar é a maré, então pode ser que você aproveite duas horas, como quatro. Em segundo lugar, os arrecifes estão mais afastados da costa, o que já garante uma água menos poluída, e eu nunca vi um peixe mutante por lá! Na dúvida veja o site do IMA, que faz coleta e teste de balneabilidade das praias.

Então, vamos ao passeio. Eu sempre indico o Sr. Zezinho (82-9919-2874), que presta um excelente serviço já testado e aprovado por muitos amigos, além desta blogueira, é claro. É preciso prestar atenção à tábua das marés para ver o melhor horário que é sempre na baixa. Depois basta se dirigir para a praia da Pajuçara, de onde saem as jangadas. A dele é a Águia Dourada II.

Para chegar às piscinas, se não houver vento, demora-se uns 20 min porque o jangadeiro vai "remando" até lá (já que a vela não pode ser usada). Ao chegar perto das piscinas já começamos a ver os arrecifes de coral, e as pequenas cavernas que se formam. Lembrete: levar snorkel caso já tenha, do contrário é possível alugar antes de embarcar.

O passeio é bem tranquilo e pode ser feito até mesmo por quem não sabe nadar. Há coletes de segurança e todos são obrigados a colocar, sob pena de multa para o jangadeiro.

Ao chegar nas piscinas, vamos para a área chamada "aquário", onde se pode ver dezenas de peixes das mais variadas cores e tamanhos. Depois vamos para outro ponto em que as jangadas ficam atracadas. Vemos ouriços também de diferentes formatos.

Particularmente, eu não gosto do fato das pessoas ficarem dando pão aos peixes (imagine o quanto não faz mal) ou de haver venda de comida nas piscinas. Segundo Sr. Zezinho, no próximo verão será limitado o número de jangadas o que deve ajudar na preservação. A mãe natureza agradece!
Marcadores: , , | edit post
0 Responses

Postar um comentário