Os dez mantamentos para quem viaja, mas não ganhou na Mega-Sena (ainda)

Muitas pessoas me perguntam como é possível viajar sem gastar muito dinheiro, ou como fazer para guardar grana e aproveitar melhor as férias. E este post é para ajudar a todos que adoram viajar, mas, como eu, ainda não ganharam na Mega-Sena. Decidi então criar os 10 mandamentos do viajante:
Chalton Heston, no filme "Os dez mandamentos"
1 - Amarás a tua planilha Excel acima de todas as coisas.
Uma planilha na vida de uma pessoa faz toooda diferença. Anote suas despesas, receitas, quanto gasta com telefone, gás, luz, compras, escola das crianças, enfim... tudo. E se ela diz que você não pode, não pode ou negocie com você mesmo. Ao invés da prestação do carro novo, por que não uma prestação de uma viagem? Troque a calça de marca por uma passagem em promoção!

2 - Não pagar juros em vão.
Juros deve ser uma palavra cortada da vida dos viajantes. Se o gerente de seu banco diz que é possível financiar sua viagem, desconfie. No final você vai ver que com o valor total daria para fazer três vezes o mesmo passeio.

3 - Guardar feriados.
Todo início de ano pegue o calendário, veja quais são os feriados e quando há possibilidade de enforcar (fazer ponte) algum dia. Nessas datas os valores sobem, principalmente as passagens aéreas, mas com planejamento é possível aproveitar milhagens e até descontos para alguns destinos. Ir no Carnaval para Curitiba, por exemplo, é bem mais barato do que viajar para Recife.

4 - Honrar as escolhas feitas.
Para quem ainda não ganhou na Mega-Sena, a vida é feita de escolhas. Então, não se arrependa de ter trocado aquele show com seu cantor preferido, ou as saídas de sexta-feira à noite pela viagem que você comprou. Não dá para ter tudo e manter o saldo da conta no azul.

5 - Não matar o sonho.
Você tem um sonho de viagem. Sim, todo mundo tem. Não o mate dizendo que é impossível, ou muito caro. Mantenha ele vivo dentro de você, planeje e faça as contas. Mesmo que não seja possível agora, poderá ser em outro momento da sua vida. Ou quem sabem alguém não lhe proporciona essa realização? Eu digo isso por experiência própria!

6 - Não pecar contra o planejamento.
Seja forte, sublime o desejo de comprar aquela passagem aérea em promoção para um lugar que você nunca quis conhecer. As compras por impulso são as piores, então tente seguir seu planejamento anual de feriados e viagens. E lembre-se do primeiro mandamento!

7 -  Não roubar.
De fato, não adianta fazer maracutaias para conseguir viajar. De início pode parecer vantajoso, mas isso pode trazer imensos problemas, principalmente se você está no exterior. Quer alguns exemplos? Usar carteirinha de estudante falsificada para conseguir descontos, colocar a hora errada nos boletos de estacionamento de carros em alguns países da Europa,  não validar tíckets em transportes públicos, entre outros pequenos delitos. Esse é o tipo de economia burra.

8 - Não levantar falso testemunho.
É muito comum pedirmos e darmos dicas de viagens para amigos e familiares. No entanto, é preciso tomar cuidado para não fornecer  e conseguir informações erradas. Por isso, se você não esteve lá, não experimentou, então é melhor se abster de falar. Da mesma forma, confira as informações recebidas. Pode ser que aquela dica de excelente restaurante seja de dois anos atrás, e o estabelecimento esteja até fechado. 

9 - Não desejar a viagem do próximo.
Às vezes você escuta um amigo ou colega de trabalho falar de sua viagem fantástica para um lugar maravilhoso. Aí você decide que vai fazer o mesmo roteiro nas suas próximas férias. Pense um pouco antes. Será que você gosta das mesmas coisas? Curte os mesmos programas? O que pode ser fantástico para você não o é  para outras pessoas. Então, vale pegar dicas, mas tente sempre personalizar seu passeio. Afinal, é você quem estará pagando!

10 - Não cobiçar a milhagem alheia.
Se você não viaja tanto a trabalho a ponto de conseguir guardar milhagens, não tenha inveja de seu colega do escritório. Pense em outras formas de acumular. As compras em cartões de crédito, por exemplo, podem se transformar em passagens. Basta pesquisar um pouco e ver qual bandeira te dará mais vantagens.
Marcadores: | edit post
0 Responses

Postar um comentário