Turquia: o paraíso das compras

Tudo bem que os habitantes do oriente são conhecidos por sua habilidade milenar de fazer comércio, mas na Turquia você tem a oportunidade de ver isso de perto. As opções de locais para compras são inúmeras e os produtos os mais variados possíveis, indo das especiarias aos famosos tapetes, não esquecendo dos artigos de couro.

Para quem gosta de um shopping seja ele a céu aberto ou os tradicionais malls o país é um paraíso. Então se você for por lá, reserve um fundo para as compras, pois elas serão inevitáveis. E isso quem vos fala é esta blogueira que respeita sua planilha Excel acima de todas as coisas!

Aqui vai uma pequena seleção de lugares imperdíveis na minha humilde opinião:


Istambul

Grande Bazar - Se você é carioca ou já visitou a rua da Alfândega, no Centro do Rio de Janeiro, vai saber do que estou falando. Multiplique por 100 as lojas dessa conhecida atração turística da Cidade Maravilhosa. Isso é o Grande Bazar. Este verdadeiro labirinto de ruas foi criado por Mehmet II, em 1453, com várias portas de entrada.

É muito fácil se perder por lá, ou melhor é uma delícia! Você encontra de tudo, de tudo meeeessssmo: restaurante, cafés, tapetes, jóias em ouro e prata, bolsas e sapatos de couro, antiguidades, tecidos, entre outros.

E há também lojas do lado de fora as muralhas do Bazar que é frequentado não só por turistas, mas também pelos moradores da cidade. E lembre-se: pedir desconto é mandatório, principalmente se você for comprar uma quantidade grande de artigos.
 
Bazar Egípcio ou Bazar de Especiarias - Foi construído no século XVII como uma extensão do complexo onde está a Nova Mesquita, bem nas margens do Estreito de Bósforo. É bem menor que o Grande Bazar e do lado de fora há outras lojas que vendem queijos diversos e utensílios domésticos como panelas.










A especialidade desse mercado são os alimentos: especiarias, vinda  de toda a parte do oriente, doces, balas, frutas secas, favos de mel, pasturma (uma espécie de carne defumada) e caviar iraniano (dizem que é o melhor). Há também lojas especializadas em artigos para banho, vendendo sabonetes naturais, buchas, sais e perfumes.


Mercado dos livros - A entrada desse mercado, um conjunto de sebos e livrarias, fica bem escondidinha em uma das ruas que dá acesso ao Grande Bazar. Lá não há pechinchas, mas mesmo que você não vá comprar nada vale o passeio.


Capadócia

Fábricas de Tapetes e de Cerâmica - Na região da Capadócia, existem diversas fábricas de tapetes e de cerâmica. Em Ávanos pude aprender como um legítimo tapete turco é feito. 

Um trabalho manual, que requer extrema concentração e destreza. As fábricas treinam a mão de obra local e as aprendizes (sempre mulheres), depois se tornam fornecedoras recebendo o material para a produção.

O trabalho começa com a compra dos casulos de seda e a colocação em água fervente para a retirada das larvas. Em seguida os casulos são desfiados e transformam-se em novelos que passam posteriormente por um processo de tingimento. 

As cores são conseguidas com elementos da natureza. O vermelho, por exemplo, vem das joaninhas. Após os novelos ganharem cor, eles passam para as mãos das tecelãs, que com base em rascunhos criam verdadeiras obras de arte. 

Os tapetes podem ser de algodão, seda (estes os mais caros) e ter nas padronagens elementos da natureza como flores, motivos religiosos ou mesmo formas geométricas. 

Na Turquia as mulheres precisam ter em seu enxoval de casamento um tapete. Antigamente, elas próprias o teciam, já as modernas turcas compram nas fábricas. Muitos pais economizam dinheiro para comprar uma ou mais peças para suas filhas e assim a tradição é mantida. 

Nas lojas é possível ver peças lindíssimas que podem custar cem ou centenas de Euros. Caso você venha à Turquia e queira levar um tapete legítimo, essas fábricas fornecem certificado e documentação para passagem na alfândega livre de impostos. 

Dependendo do tamanho do tapete eles podem despachar para o país de origem do comprador. Tudo depende da negociação. E é preciso ter olho vivo na hora da compra, pois os preços sempre são colocados nas alturas, mas é possível chegar a um valor justo com alguma conversa e bom humor com os vendedores. 

Bursa

Bursa é a cidade onde se pode adquirir artigos de seda da melhor qualidade. E quem diz isso são os próprios turcos que vêm à cidade fazer compras. E é por isso mesmo que lá não há negociação nem descontos. O preço que vale é o que está no produto, mas é infinitamente mais barato que no Brasil (vai dos cachecóis a cerca de R$7 até lenços de seda por R$100). Se você vir os preços de um lenço Hemès em Euros vai achar tudo uma pechincha!

Lenços de seda, pashiminas, batas, cachecóis, capas para almofadas, roupas de cama, mesa e banho e tudo mais que pode enlouquecer uma mulher está à venda nas lojinhas do centro histórico. Dá uma olhada no site da loja Yesil Çarse, e diga se eu estou mentindo :-)





Marcadores: , , | edit post
0 Responses

Postar um comentário