Dois dias na Paraíba

A Paraíba tem algumas preciosidades que nem sempre são bem divulgadas para os turistas. Por isso, posto aqui uma dica de viagem que pode ser feita em dois dias, conhecendo o litoral sul do estado até a capital. É uma passeio que alia paisagens exuberantes, cultura à boa gastronomia. O roteiro parte de Pernambuco, mas pode ser feito no sentido inverso, já que a ordem dos fatores não altera o produto!

Saia cedo de Recife e pegue a BR 101 em direção ao norte pernambucano. Depois de atravessar a divisa com a Paraíba, fique de olho nas placas de sinalização e quando avistar o município de Conde entre à esquerda para pegar a PB008. Essa rodovia estadual margeia o litoral e dá acesso a diversas praias, a maioria deserta e linda. Essa viagem dura cerca de 2h.

Na PB008 siga na direção de Tabatinga. A sugestão é hospedar-se uma noite em uma das pousadas locais.

Deixe suas bagagens lá e aproveite o resto da manhã para conhecer Tambaba, a primeira praia de naturismo do Nordeste.

Calma, se você não é adepto do naturismo, ou não deseja experimentar a sensação de ficar na praia como veio ao mundo, não precisa se preocupar.

Há uma área em que é permitido ficar de roupa e você pode aproveitar a praia e os bares. Para chegar à parte do naturismo é preciso subir um morrinho com escadas e tirar a roupa do outro lado. Há vigilância para garantir a segurança dos frequentadores e homens não entram desacompanhados. Vale passar o resto da manhã e aproveitar o sol!

Caso a fome aperte você pode almoçar em um dos bares da praia, mas não vá esperando algo especial. Eles servem o trivial, mas que já da para matar a fome.

De Tambaba, siga para Coqueirinho, outra praia do litoral sul, mas cujo acesso fica complicado se no dia anterior a sua visita tiver chovido. Na volta aproveite para descansar, pois o dia seguinte tem mais praia!

Acorde cedo e siga pela PB008 rumo à Barra de Gramame. É bom ter um mapa à mão, pois a entrada fica após uma rotatória e não há placas.

O ideal é contar o número de rotatórias no mapa para não se perder. Após a entrada pega-se uma estradinha de terra que dá direto na praia.

Barra é um lugar fantástico, em que você pode fazer passeios pelos bancos de areia que se formam entre o rio e o mar, banhar-se nas águas doces e salgadas, caminhar pela orla, ver as falésias, comer guaiamuns (caranguejos criados em cativeiro) e tostar sob o sol da Paraíba.

Há vários bares e se quiser dá para passar um dia inteiro por lá. Mas como precisamos seguir em frente, sugiro petiscar e sair por volta das 11h rumo à Ponta do Seixas.

De volta à PB siga até o extremo oriental das américas. Lá você estaciona o carro na entrada do Farol do Cabo Branco, o cartão postal mais famoso da Paraíba.

É só para uma foto mesmo, e para ver o visu lá de cima. Quase ao lado do Farol está o estacionamento da Estação Ciência e ali vale ficar por cerca de uma ou duas horas.

No prédio projetado por Oscar Niemeyer você poderá ver exposições e tirar belíssimas fotos nos jardins ou no mirante.

Saindo de lá, siga pela avenida em direção às praias urbanas de Cabo Branco, Tambaú (onde há varias lojas de artesanato), Manaíra e do Bessa.

E para fechar o dia com chave de ouro sugiro ver o pôr do sol com o Bolero de Ravel em um dos restaurantes que ficam na praia fluvial do Jacaré. O programa é imperdível. Você pode escolher um entre os vários restaurantes da orla, pois de todos é possível ver o espetáculo natural e ouvir a música interpretada por Jurandy do Sax.

A hora ideal é entre 16h30 e 17h. Você encontra um bom lugar para sentar e ainda pode degustar algum petisco caso a fome já estiver batendo à porta. Eu experimentei o Bar do Jacaré, o primeiro a tocar o Bolero.
Marcadores: , | edit post
0 Responses

Postar um comentário