Viagem ao centro da Terra

Quem já leu o famoso livro de Júlio Verne "Viagem ao Centro da Terra", pode ter pensado que o autor "viajou na maionese" ao criar uma história tão fantástica. No entanto, um passeio por grutas pode trazer "paisagens" tão fascinantes quanto às descritas pelo escritor.

Para quem gosta de unir ciência à diversão, fazer o Circuito das Grutas de Portugal pode ser uma ótima experiência. O país possui quatro que estão abertas à visitação: Santo Antônio, Alvados, Mira de Aire e da Moeda. Todas ficam sob o Maciço Calcário Estremenho, uma formação geológica com estimados 180 milhões de anos e 800 quilômetros quadrados de área.

Na Grutas da Moeda por 8 Euros (Jun/12) você têm uma aula de geografia e espeleologia. A visita começa pelo Centro de Interpretação Científico Ambiental, onde um filme mostra a formação do maciço e das grutas há milhares de anos.

Logo após a guia fornece explicações complementares sobre os fósseis encontrados na região e sobre as diferentes utilizações da pedra calcária (de onde saem as famosas pedras portuguesas muito utilizadas para calçamento). No local pode-se ver também uma coleção de minerais encontrados no Maciço, e em outras partes do mundo, inclusive o Brasil.

O nome "Da Moeda" vem de uma lenda que fala sobre um homem que foi assaltado e na fuga caiu em um dos buracos da gruta, espalhando todas as moedas que trazia.

A próxima parte da visita é a descida às galerias da gruta que foi descoberta, por acaso, em 1971. As salas tem nomes como Fonte de Lágrimas, Cascata e Lago da Felicidade.

Chegamos a quase 50m de profundidade, mas a temperatura é sempre agradável e a iluminação muito boa para observação. O percurso é feito com guia que vai fornecendo mais informações e tirando todas as dúvidas dos turistas. Pessoas com claustrofobia, obviamente, não devem realizar o passeio mas certamente irão perder o espetáculo que a natureza nos oferece lá embaixo.

Outras galerias já foram descobertas em níveis inferiores e futuramente serão abertas ao público.

Diversão garantida para adultos e crianças! 

Como chegar: As Grutas da Moeda ficam a cerca de 2km do Santuário de Fátima. Se vier pela estrada A1 pegue a saída quando a placa indicar Fátima. Você já vai cair direto na Av. Papa João XXIII e então fique atento às placas que indicam Gruta. Não tem erro.

Marcadores: , | edit post
0 Responses

Postar um comentário