Ao treze de maio na Cova da Iria, no céu aparece...

A treze de maio na Cova da Iria, no céu aparece a Virgem Maria. Ave, Ave... Todo português, e seus descendentes também é claro, sabe de cor a letra da música cantada em homenagem à aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastores. E sempre digo que ir à Portugal e não visitar o Santuário de Fátima, é como ir à Roma e não ver o Papa!

Como sou adepta do "slow travel" acho interessante reservar um dia inteiro para esse passeio. Assim vê-se tudo com calma, e ainda aproveita-se para conhecer os arredores de Fátima. Para quem está de passagem a cidade, que não tem mais de 8mil habitantes, oferece muitos hotéis e pensões para todos os tamanhos de bolsos.

O melhor é ir de carro mesmo, pois as estradas são excelentes (verdadeiros tapetes), bem sinalizadas e em algumas você pode chegar até 120km/h com segurança. E você terá mais mobilidade para conhecer outros pontos turísticos próximos. Há estacionamento gratuito em diversos pontos do Santuário.

Comece pela área externa, onde está a Capelinha das Aparições.

Esse é o lugar exato onde a Virgem Maria apareceu em 1917 e para onde vão cerca de 4 milhões de peregrinos todos os anos. Há missas no local que é coberto e possui bancos para o conforto do visitante.

Logo ao lado, está a azinheira onde os pastores e os peregrinos rezavam esperando pelas aparições. Pegue um mapa no Centro de Informações pertinho da Capelinha, isso irá ajuda-lo a se localizar.

Mesmo que você não seja religioso, ou católico, vale sentar nos bancos e observar os peregrinos que vêm de todos os cantos do mundo.

Muitas pessoas vêm pagar promessas e andam de joelhos por uma passarela rezando uma oração para Nossa Senhora.

Tanta fé, já torna esse lugar especial, com muita energia positiva e paz no entorno. A exemplo do que temos no Brasil, com a Basílica de Nossa Senhora de Aparecida.

Depois vá em direção à Basílica, sagrada em 1953.

Para chegar lá o caminho mais bonito não é pela escadaria, mas sim pelas laterais passando pelas colunatas, e ao final é possível ver em painéis imagens da Via Crucis.

Observe o altar, os vitrais e veja nas laterais os túmulos dos três pastores. Não esqueça de olhar para o fundo, pois no alto há um orgão com 12 mil tubos. Imagine o som que sai desse instrumento!


O próximo local de visita é o Centro Pastoral de Paulo IV, inaugurado em 1982.

Construído em arquitetura moderna e arrojada possui no interior uma igreja linda, onde cantos gregorianos são tocados como música de fundo.

Um lugar que inspira reflexão!

Saindo de lá ainda há uma meia dúzia de capelas, mas que eu sinceramente não aconselho a visita. Melhor sair do Santuário a pé mesmo em direção à cidade que está colada nele. Lá você poderá almoçar, ou simplesmente fazer um lanche.

Alguns restaurantes oferecem pratos individuais por 10 Euros (Jun/12), mas duas pessoas comem de se fartar. Há ainda as lojinhas (dezenas delas) em que você poderá comprar lembranças para amigos e familiares. Os preços são um pouco mais em conta do que na loja do Santuário.

Na parte da tarde, pegue o carro e siga para a visita às casas onde viveram os pastores na localidade de Ajustrel.

Para chegar lá conte com a boca, porque tudo está mal sinalizado. O pessoal da região é muito simpático e indica numa boa o melhor caminho a seguir.

Há um trenzinho que parte do santuário e vai até as casas, mas se você estiver de carro melhor ir com sua condução.

As casas centenárias são bem próximas umas das outras, e estão muito bem conservadas.

É interessante ver a simplicidade com que viviam os portugueses do Norte do país no século XIX, provavelmente da mesma forma que muitos de nossos avós e bisavós já que a maior parte dos imigrantes portugueses no Brasil era dessa região de Portugal.

Bem próximo à casa onde Lúcia morou com seus pais está marcado o local de outra aparição. Desta vez do "Anjo da Paz". Ela era prima dos irmãos Francisco e Jacinta, videntes como ela, e que morarvam em outra casa, esta também aberta à visitação.

Há ainda um caminho chamado "Via Sacra" que parte da Rotunda Sul do Santuário e vai até bem próximo às casas, mas sinceramente só vá se o tempo estiver sobrando no relógio. Do contrário prefira ir para as Grutas da Moeda, que ficam cerca de 2km distantes do Santuário e já foram tema de post deste Blog.
Marcadores: , | edit post
0 Responses

Postar um comentário