Arte e Vinhos

Essa super dica eu devo ao meu primo Manoel. Ele me indicou uma visita ao Museu Subterrâneo das Caves Aliança, que fica em Sangalhos, na região da Bairrada, bem próximo de onde moram meus parentes. E lá fui eu, achando que veria uma vinícola aos moldes das que visitei na Serra Gaúcha, no Brasil.

Para meu espanto e deleite encontrei uma jóia rara: um museu com coleções arqueológicas, de arte etongráfica africana, de minerais, de fósseis, de cerâmicas, azulejos e estanhos.

As peças pertencem ao Comendador José Berardo, um empresário da Ilha da Madeira, acionista das Caves, e que morou 30 anos na África.

No início da visita, a guia nos fornece um pequeno histórico das Caves, que têm mais de 80 anos e hoje exportam mais de 50% da produção para cerca de 60 países.

No local são produzidos vinhos, espumantes e aguardentes, cujas uvas foram cultivadas em mais de 600 hectares de vinhas, em diferentes regiões de Portugal.

Em seguida, o turista percorre parte das caves (túneis subterrâneos) onde antes estavam os vinhos, e que agora abrigam as coleções de arte.

Imagine observar estátuas, máscaras, artigos religiosos e utensílios do cotidiano de tribos africanas. Ou ver de perto esculturas de artistas de Tengenenge, uma comunidade de escultores do Zimbabue.

Há ainda uma sala destinada à parte da coleção de 2000 amostras minerais provenientes, na sua grande maioria, do Brasil.

Impressionante também são os fósseis de conchas, plantas e animais com milhões de anos que estão em exposição para o público.

Continuando o passeio subterrâneo, cheguei ao acervo de cerâmica que inclui obras de Rafael Bordalo Pinheiro. Eu não conhecia esse artista e fiquei impressionada com seus trabalhos.

Passei também por salas com os típicos azulejos portugueses, com exemplares do século XVIII. E, recentemente, uma nova ala foi aberta. Lá o visitante vê peças de estanho dos século XVI a XIX como pratos, castiçais e lamparinas.

Alguns túneis ainda são destinados aos espumantes, onde podemos ver o envelhecimento do líquido e aprender sobre o processo de fabricação, que pode durar mais de três anos.

Há ainda grandes salões com barris de carvalho para envelhecimento do vinho e tonéis com aguardente que podem ficar até 50 anos esperando para serem engarrafados.

Uma visita às Caves Aliança é uma verdadeira aula de arte, não só pela fabricação do vinho mas também pelo maravilhoso acervo de obras a que o público tem acesso. E você ainda brinda o final do tour com uma prova de espumante. Tim tim!

Como chegar: Vá para a Região da Bairrada, Conselho de Anadia. Pegue a Estrada Nacional e siga na direção de Aveiro, quando aparecerem placas indicando Sangalhos entre e vá se guiando por elas. As Caves são conhecidas por todos os moradores que podem facilmente ajudar um turista perdido.

Quando ir: Qualquer época do ano, de segunda a sábado. A primeira visita guiada começa às 10h30. Marque antes por telefone ou pelo site da empresa. A entrada é gratuita.

Marcadores: , , | edit post
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Adorei o lugar. Deve ser encantador.E deu saudade das terras lusitanas.

    bjão


Postar um comentário