Esquentando as alfaias

O Carnaval brasileiro é o maior espetáculo da terra. A folia acontece em todos os estados do país. Para o turista é um prato cheio. E os preparativos começam meses antes do evento.

Em Recife (PE), por exemplo, uma das tradições são os Grupos e Nações de Maracatu. O ritmo musical afro-brasileiro bem marcado por alfaias e caixas é forte e contagiante. Assim como o samba, não deixa ninguém parado.

Quem visitar a cidade a partir de agosto já pode assistir a um dos ensaios de grupos no Recife Antigo. As ruas são fechadas pela Prefeitura aos domingos, quando a área se transforma em um imenso passeio público.

Os grupos de maracatu se espalham  à tarde pelas ruas para ensaiar toques novos e antigos para o Carnaval.
 
A partir de janeiro as prévias acontecem também em Olinda, um dos lugares que mais fervem no Carnaval. É uma boa opção de divertimento para quem está na cidade (Olinda ou Recife), além de ser oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a cultura pernambucana.

Os ensaios, mais conhecidos como arrastões (pois as pessoas vão acompanhando os grupos pelas ladeiras da cidade), acontecem aos sábados e domingos à tarde, sempre saindo da Praça do Carmo, bem na entrada de Olinda.

E para quem mora na cidade ou vai passar algum tempo por lá uma boa dica são as oficinas. O grupo Pernambucar-te, por exemplo, oferece cursos gratuitos de alfaia, timba, caixa e agbê, sempre a partir do segundo semestre de cada ano. Alguém aí se habilita?! ;-)
Marcadores: , | edit post
0 Responses

Postar um comentário